07 de mar 2025
ACLU processa NEA por cláusula de gênero; museus de São Francisco enfrentam cortes de orçamento
A ACLU processou a NEA, alegando inconstitucionalidade da nova política de financiamento. A política proíbe financiamento de projetos que promovem "ideologia de gênero". Museus em San Francisco enfrentam cortes orçamentários severos, afetando operações. FAMSF propõe demissões e redução de horas, impactando segurança e serviços. A crise orçamentária pode prejudicar turismo e crescimento econômico na cidade.
"O Museu de Young está prestes a cortar funcionários e reduzir horários de funcionamento? (Foto: Hearst Newspapers via Getty Images)"
Ouvir a notícia:
ACLU processa NEA por cláusula de gênero; museus de São Francisco enfrentam cortes de orçamento
Ouvir a notícia
ACLU processa NEA por cláusula de gênero; museus de São Francisco enfrentam cortes de orçamento - ACLU processa NEA por cláusula de gênero; museus de São Francisco enfrentam cortes de orçamento
A American Civil Liberties Union (ACLU) processou o National Endowment for the Arts (NEA), alegando que a nova política que proíbe a promoção de "ideologia de gênero" limita a diversidade de obras artísticas. O processo, movido pela filial da ACLU em Rhode Island, representa vários teatros que consideram a medida uma "exercício ilegal e inconstitucional do poder executivo", resultante de uma ordem executiva de Donald Trump. Essa política impacta todos que buscam financiamento do NEA, não apenas produções teatrais.
Em San Francisco, os museus enfrentam cortes orçamentários severos, resultando em possíveis reduções de horários e demissões. A Fine Arts Museums of San Francisco (FAMSF), responsável pelo de Young Museum e Legion of Honor, propôs cortar 23 dos 99 funcionários financiados pela cidade, afetando principalmente a segurança. O fechamento das instituições em dias adicionais pode reduzir o número de visitantes e impactar a economia local, conforme alertou a FAMSF.
Pesquisadores da English Heritage acreditam ter identificado o único retrato de Lady Jane Grey feito durante sua vida, antes de sua execução em 1554. A obra, que pode ter sido alterada ao longo dos anos, sugere uma representação mais realista da rainha, que governou por apenas nove dias. A descoberta é apoiada por evidências como datação de anéis de árvores e marcas na tela.
O arquiteto Ricardo Scofidio, conhecido por projetos icônicos como o High Line de Nova York, faleceu aos 89 anos. Ele co-liderou o estúdio Diller Scofidio + Renfro. Além disso, uma obra de Egon Schiele, restituída após ser saqueada pelos nazistas, foi vendida por $4,2 milhões em Londres, superando expectativas. Por fim, pedras gravadas da Catedral de Notre Dame serão rifadas para arrecadar fundos para monumentos religiosos na França, com doações a partir de 40 euros.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.