Entretenimento

Adriana Kairos lança romance "Maré" e celebra a literatura nas periferias do Rio

Adriana Kairos lança seu primeiro romance, "Maré", em maio, após residência literária, com eventos na Zona Norte do Rio.

Em Manguinhos, autores e profissionais por trás do Bando Editorial Favelofágico, que já impulsionou as carreiras de 34 escritores da periferia do Rio (Foto: Divulgação)

Em Manguinhos, autores e profissionais por trás do Bando Editorial Favelofágico, que já impulsionou as carreiras de 34 escritores da periferia do Rio (Foto: Divulgação)

Ouvir a notícia

Adriana Kairos lança romance "Maré" e celebra a literatura nas periferias do Rio - Adriana Kairos lança romance "Maré" e celebra a literatura nas periferias do Rio

0:000:00

Adriana Kairos, escritora e educadora da Maré, lança seu primeiro romance, "Maré", em maio. O livro é resultado de uma residência literária do Bando Editorial Favelofágico e será apresentado em três eventos na Zona Norte do Rio.

A obra, que se passa na comunidade onde a autora vive, reflete sua trajetória como deficiente visual e educadora. Adriana já publicou cinco livros de contos e dois infantis, e agora utiliza um aplicativo de acessibilidade para escrever. O projeto Alepa, que coordena, incentiva a literatura nas periferias.

Os lançamentos ocorrerão em locais como o Bar do Papa, em Cascadura, no dia 17 de maio, e no Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré, em Bonsucesso, no dia 22 de maio. O evento na Casa Viva, em Manguinhos, está agendado para 27 de maio. Os livros poderão ser adquiridos por R$ 45,00, com a possibilidade de distribuição gratuita através de uma cota social.

O Bando Editorial Favelofágico, criado em 2015, já apoiou a carreira de 34 autores, a maioria mulheres. O editor Felipe Eugênio destaca a preocupação estética das obras, que buscam corrigir desigualdades e abordar temas sociais. A logomarca do selo é uma releitura do quadro "Abaporu", de Tarsila do Amaral, simbolizando a transformação da violência em arte.

Adriana Kairos compartilha que a experiência de escrita foi intensa e enriquecedora, com acompanhamento editorial próximo. A capa do livro foi desenvolvida em colaboração com o ilustrador Allan Matias, que se inspirou na história e na sensibilidade da autora. O projeto também promoveu um espaço de afeto e construção coletiva entre os participantes.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela