13 de mai 2025
Exposição 'Na Ponta da Língua' une arte e comida no Palacete do Conde Lara em SP
Exposição "Na Ponta da Língua" no Palacete do Conde Lara explora arte, comida e desejo até 15 de maio. Entrada gratuita.
Obra de Nicholas Steinmetz na exposição 'Na Ponta da Língua' (Foto: Ora/Divulgação)
Ouvir a notícia:
Exposição 'Na Ponta da Língua' une arte e comida no Palacete do Conde Lara em SP
Ouvir a notícia
Exposição 'Na Ponta da Língua' une arte e comida no Palacete do Conde Lara em SP - Exposição 'Na Ponta da Língua' une arte e comida no Palacete do Conde Lara em SP
No centro de São Paulo, o Palacete do Conde Lara abriga a exposição "Na Ponta da Língua", que ficará em cartaz até 15 de maio. A mostra, organizada pelo projeto ORA, reúne obras de artistas renomados e contemporâneos, explorando a intersecção entre arte, comida e desejo.
A exposição apresenta uma variedade de obras que evocam temas como efemeridade, partilha e prazer. A diretora artística Carolina Carreteiro destaca que a proposta busca refletir sobre a fisicalidade e a transformação da comida, que, assim como a vida, se deteriora com o tempo. A mostra amplia o conceito de natureza-morta, trazendo uma nova perspectiva sobre a vida e a morte.
Entre os artistas expostos estão Cândido Portinari, Estêvão Silva e Nicholas Steinmetz, além de obras criadas especialmente para a exposição por Douglas de Souza, Ottavia Delfanti e Miguel Nassif. Carreteiro ressalta que a combinação de artistas consagrados e emergentes gera um diálogo enriquecedor, trazendo frescor ao antigo e legitimando o novo.
Mercado de Arte
Carreteiro também aborda a falta de regulamentação no mercado de arte, que tem crescido significativamente nos últimos anos. Ela defende a necessidade de códigos de ética e boas práticas que organizem as relações no setor. A ausência de normas claras, segundo ela, favorece práticas desiguais e prejudica a classe artística.
A diretora enfatiza que a cultura do silêncio em torno das transações artísticas enfraquece a mobilização coletiva por reconhecimento institucional. A proposta é que, assim como em outras profissões, o mercado de arte adote parâmetros éticos que garantam direitos, como o direito de sequência, que asseguraria aos artistas uma porcentagem sobre revendas de suas obras.
A exposição "Na Ponta da Língua" está localizada na Rua Libero Badaró, 336 e a entrada é gratuita.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.