Entretenimento

08 de jul 2025

Obras de Caravaggio revelam a atualidade do mestre da luz e do drama

A exposição "Caravaggio 2025" em Roma foi prorrogada até 20 de julho, após atrair 400 mil visitantes e reunir obras icônicas do artista.

São Francisco de Assis em Êxtase, de Caravaggio, de 1595 (Foto: Allen Phillips/Wadsworth Atheneum)

São Francisco de Assis em Êxtase, de Caravaggio, de 1595 (Foto: Allen Phillips/Wadsworth Atheneum)

Ouvir a notícia

Obras de Caravaggio revelam a atualidade do mestre da luz e do drama - Obras de Caravaggio revelam a atualidade do mestre da luz e do drama

0:000:00

A exposição "Caravaggio 2025", realizada no Palazzo Barberini, em Roma, foi prorrogada por duas semanas devido à alta demanda, atraindo 400 mil visitantes. A mostra, que reunia mais de um terço da obra do mestre do chiaroscuro, estava programada para encerrar neste domingo.

Os visitantes são convidados a apreciar 24 obras de Caravaggio, incluindo o "Autorretrato em Vestes de Baco", de 1595, e o "Martírio de Santa Úrsula", pintado pouco antes de sua morte em 1610. A última grande exposição dedicada ao artista ocorreu há 15 anos, também em Roma.

A curadoria enfrentou desafios para reunir as obras, com quatro quadros provenientes das coleções Barberini e Corsini, enquanto a maioria dos outros trabalhos foi emprestada de pinacotecas italianas e internacionais. Thomas Clement Salomon, diretor das Gallerie Nazionali d’Arte Antica, destacou a dificuldade em obter empréstimos, já que muitos quadros são considerados as principais obras de seus museus.

Entre as obras em destaque, estão "Santa Catarina de Alessandria", que retorna após décadas, e "Ecce Homo", que quase foi leiloado em 2021. A exposição também inclui o único afresco de Caravaggio, "Júpiter, Netuno e Plutão", disponível para visitação em um espaço particular.

A mostra não apenas revisita a trajetória do artista, mas também destaca sua técnica única, que captura o realismo e o drama das cenas. Salomon observa que Caravaggio utilizava modelos reais, o que confere às suas obras uma carga emocional intensa. A exposição está aberta de segunda a quarta, das 9h às 22h, e de quinta a domingo, das 9h à meia-noite, até 20 de julho. Os ingressos custam € 18 para a mostra ou € 25 para acesso ao acervo.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela