24 de mai 2025
Barroso destaca Caetano Veloso como possível vencedor do Prêmio Nobel em Salvador
Luís Roberto Barroso, presidente do STF, elogia Caetano Veloso como futuro Nobel e destaca a rica cultura baiana em cerimônia em Salvador.
Barroso sobre Caetano: “Um sujeito que disse, com raríssima inspiração, quase uma confissão de culpa que vale para todos nós: ‘De perto, ninguém é normal’” (Foto: Antonio Augusto / STF/Divulgação)
Ouvir a notícia:
Barroso destaca Caetano Veloso como possível vencedor do Prêmio Nobel em Salvador
Ouvir a notícia
Barroso destaca Caetano Veloso como possível vencedor do Prêmio Nobel em Salvador - Barroso destaca Caetano Veloso como possível vencedor do Prêmio Nobel em Salvador
Em cerimônia realizada em Salvador, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, recebeu a Comenda 2 de Julho e o título de cidadão baiano. Durante seu discurso, Barroso destacou a relevância da cultura baiana e elogiou o cantor Caetano Veloso como um possível futuro vencedor do Prêmio Nobel.
Barroso afirmou que a cultura brasileira tem potencial para ser exportada globalmente. Ele comparou Veloso a Bob Dylan, afirmando que o primeiro é um artista de grande importância. O ministro também mencionou a influência da cultura baiana em sua vida, citando escritores como Jorge Amado e suas obras, como "Capitães de Areia" e "Gabriela Cravo e Canela".
Contribuições Artísticas
No campo musical, Barroso fez uma extensa lista de artistas baianos que marcaram a cultura do Brasil. Ele mencionou Dorival Caymmi, Nana Caymmi, João Gilberto, Gal Costa, Bell Marques e Daniela Mercury, ressaltando o papel desta última em discussões sobre direitos humanos no Conselho Nacional de Justiça.
O presidente do STF também elogiou Maria Bethânia, destacando sua capacidade de emocionar o público. Barroso revelou que escolheu Bethânia para cantar o Hino Nacional em sua posse na presidência do STF, em 2023. Ele expressou sua gratidão por se tornar cidadão baiano, afirmando que isso lhe permite se conectar com a rica história cultural da Bahia.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.