08 de ago 2025
CEOs das big techs buscam regalias com a estratégia de aproximação a Trump
Líderes de tecnologia buscam influenciar políticas dos EUA, com investimentos bilionários e isenções fiscais em jogo para o setor

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o CEO da Apple, Tim Cook (Foto: Win McNamee/Getty Images)
Ouvir a notícia:
CEOs das big techs buscam regalias com a estratégia de aproximação a Trump
Ouvir a notícia
CEOs das big techs buscam regalias com a estratégia de aproximação a Trump - CEOs das big techs buscam regalias com a estratégia de aproximação a Trump
Líderes das grandes empresas de tecnologia, como Tim Cook, da Apple, e Jensen Huang, da Nvidia, intensificaram suas interações com o governo dos Estados Unidos, buscando influenciar políticas que beneficiem o setor. Recentemente, Cook anunciou um investimento de 100 bilhões de dólares na indústria americana e recebeu isenção de tarifas sobre semicondutores, enquanto Huang obteve autorização para vender chips à China.
Na última reunião entre Cook e o presidente Donald Trump, realizada em 6 de setembro, o CEO da Apple apresentou um prato de vidro feito no Kentucky, com base de ouro de 24 quilates, simbolizando o compromisso da empresa em repatriar a produção para os EUA. Durante o encontro, Trump anunciou que a Apple estaria isenta das tarifas de 100% sobre semicondutores importados, uma vitória significativa para a gigante da tecnologia.
A estratégia de Cook, que inclui aproximações diretas com Trump, tem se mostrado eficaz. O porta-voz da Casa Branca, Davis Ingle, afirmou que o governo mantém um bom relacionamento com líderes da indústria para cumprir o mandato de "Tornar a América Rica Novamente". Huang, por sua vez, também se beneficiou ao elogiar publicamente o presidente, conseguindo a permissão para a venda de chips à China, o que ajudou a Nvidia a se tornar a primeira empresa a atingir uma avaliação de mercado de 4 trilhões de dólares.
Além de Cook e Huang, outros CEOs, como Sam Altman, da OpenAI, e Larry Ellison, da Oracle, estão se unindo a esses esforços. A dinâmica entre as big techs e o governo dos EUA reflete uma nova era de lobby, onde os líderes da indústria buscam influenciar diretamente as decisões políticas em um ambiente cada vez mais competitivo.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.