Entretenimento

29 de mai 2025

Menino clandestino viaja de Angola ao Brasil para viver com Martinho da Vila

Martinho da Vila celebra sua conexão com Angola em show no Circo Voador, relembrando histórias marcantes e a música africana.

Foto:Reprodução

Foto:Reprodução

Ouvir a notícia

Menino clandestino viaja de Angola ao Brasil para viver com Martinho da Vila - Menino clandestino viaja de Angola ao Brasil para viver com Martinho da Vila

0:000:00

Martinho da Vila, um ícone da música brasileira, apresentou recentemente o show "Canto Livre de Angola" no Circo Voador, no Rio de Janeiro. O evento celebrou a rica música africana e reforçou sua conexão histórica com Angola, onde o cantor se tornou um embaixador cultural honorário.

Desde sua primeira apresentação em Angola, em 1969, Martinho tem uma relação profunda com o país. Naquela ocasião, ele lembrou ao público que era o dia da independência do Brasil e expressou seu desejo de ver Angola livre em sua próxima visita. O momento gerou uma ovação, mas também uma confusão, quando alguém gritou "Angola livre!" e a polícia interveio.

O sambista recorda com carinho de sua relação com o povo angolano, especialmente de um fã, o menino Gonçalves Antônio Sobrinho. Durante uma excursão em 1980, Gonçalves, então com 10 anos, decidiu viajar clandestinamente do país para o Brasil para encontrar Martinho. O garoto conseguiu passar pelos controles de imigração e chegou ao Rio, onde foi acolhido pela família do cantor.

Conexão Cultural

Martinho da Vila continuou a estreitar laços entre Brasil e Angola ao longo das décadas. Em 1982, lançou o álbum "Canto Livre de Angola" e organizou festivais de arte negra. Em 1992, publicou o livro "Kizombas, andanças e festanças", que documenta suas experiências no país africano.

O show no Circo Voador não apenas homenageou a música angolana, mas também incluiu sucessos de Martinho, como "Devagar devagarinho" e "Canta canta, minha gente". O cantor promete um espetáculo vibrante, onde o público poderá dançar e cantar junto, celebrando a alegria da música africana.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela