17 de jul 2025
5 filmes e séries imperdíveis sobre artistas da música brasileira
Com a grande alta de dramas biográficos, outros artistas já tiveram suas histórias e vivências documentados através das telas

Drama sobre Luiz Gonzaga é um dos mais aclamados do gênero - Foto: Divulgação/Globo Filmes
Ouvir a notícia:
5 filmes e séries imperdíveis sobre artistas da música brasileira
Ouvir a notícia
5 filmes e séries imperdíveis sobre artistas da música brasileira - 5 filmes e séries imperdíveis sobre artistas da música brasileira
Com a estreia do filme Cazuza: Boas Novas na última quinta (17), o sucesso do drama biográfico Homem com H, sobre Ney Matogrosso, e a minissérie Raul Seixas: Eu Sou, 2025 virou o ano das histórias de grandes nomes da música brasileira. Seja em dramas ou documentários, essas produções mostram os artistas muito além dos palcos e ajudam a adaptar seu legado para novas gerações.
A seguir, separamos mais 5 produções que colocam músicos no centro das próprias histórias, agora nas telonas.
1. Tim Maia (2014)
No estilo de Homem com H, o drama biográfico dirigido por Mauro Lima conta a história de um dos maiores nomes da MPB. A trama mostra desde o começo humilde de Tim Maia, vendendo marmitas, até sua passagem pelos Estados Unidos e seus últimos dias de vida, aos 55 anos. Babu Santana dá vida ao cantor, em um drama baseado no livro Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia, lançado em 2007 por Nelson Motta.
2. Minha Fama de Mau (2019)
Outro drama biográfico, desta vez dirigido por Lui Farias, o filme acompanha a juventude de Erasmo Carlos, marcada pela paixão pelo rock e pela admiração por Elvis Presley e outros nomes dos anos 60. A história mostra o início da carreira, a amizade com Roberto Carlos e o sucesso ao lado de Wanderléa, na criação do programa de TV Jovem Guarda. Chay Suede vive Erasmo, com Gabriel Leone como Roberto e Malu Rodrigues no papel de Wanderléa.
3. Gonzaga: De Pai para Filho
Com uma ótima aprovação do público, o drama sobre Luiz Gonzaga foi um dos grandes sucessos do gênero na época. Dirigido por Breno Silveira, o filme acompanha a jornada do rei do baião desde a saída de casa após uma decepção amorosa. Na cidade grande, ele conhece seu grande amor, com quem tem um filho, mas deixa o menino com um amigo no Rio enquanto roda o país em busca de uma vida melhor — o que acaba criando uma relação difícil entre pai e filho. O longa venceu o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e foi eleito melhor filme pela crítica estrangeira (ACIE) em 2013.
4. Hebe (2019)
A minissérie de 10 episódios, dirigida por Maurício Farias, mostra toda a trajetória de Hebe Camargo — dos primeiros anos no rádio até os últimos dias de vida. Baseada no filme Hebe: A Estrela do Brasil, que foca apenas em uma fase da carreira, a série amplia a jornada da artista no mundo da música. A história não segue uma ordem cronológica e é contada a partir das memórias da própria Hebe, vivida por Valentina Herszage na juventude (1943–1954) e por Andréa Beltrão na fase adulta (1965–2012).
5. Emicida: AmarElo – É Tudo Pra Ontem (2020)
Com foco em um artista mais recente, o documentário acompanha o show de Emicida no Theatro Municipal de São Paulo — e vai além do palco. Dividido em três atos — plantar, regar e colher — mistura bastidores, cenas do show e reflexões sobre a história do povo negro no Brasil, tudo em torno do álbum AmarElo, lançado em 2019. O filme ainda traz entrevistas com nomes como Fernanda Montenegro, Zeca Pagodinho e Pabllo Vittar.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.