05 de fev 2025
Jô Soares sugere publicação de 'Conclave', livro que inspira filme indicado ao Oscar
O thriller "Conclave", baseado em Robert Harris, explora a sucessão papal. Jô Soares, falecido em 2022, sugeriu a publicação do livro no Brasil. A adaptação cinematográfica, dirigida por Edward Berger, já ganhou um Globo de Ouro. O filme concorre a oito Oscars, incluindo melhor filme e melhor ator. A trama revela divisões na Igreja, com candidatos progressistas e conservadores.
"O humorista e escritor Jô Soares (Foto: Reprodução)"
Ouvir a notícia:
Jô Soares sugere publicação de 'Conclave', livro que inspira filme indicado ao Oscar
Ouvir a notícia
Jô Soares sugere publicação de 'Conclave', livro que inspira filme indicado ao Oscar - Jô Soares sugere publicação de 'Conclave', livro que inspira filme indicado ao Oscar
Indicado a oito Oscars, o thriller político-religioso “Conclave” é uma adaptação do romance de Robert Harris, que chegou ao Brasil por sugestão de Jô Soares. Luiz Schwarcz, presidente do Grupo Companhia das Letras, recorda que Jô, falecido em 2022, era um grande admirador do autor e do tema da sucessão papal. Ele menciona que a indicação ocorreu durante uma visita, resultando na compra dos direitos do livro.
A Companhia das Letras também publicou outro trabalho de Harris, “Munique”, ambos lançados pelo selo Alfaguara. Schwarcz destaca que Jô frequentemente recomendava títulos para a editora, sendo ele mesmo um autor da casa. Seu primeiro romance, “O xangô de Baker Street”, lançado aos 57 anos, foi um sucesso imediato, consolidando sua carreira literária.
“Conclave” reconstitui os rituais do Vaticano para a escolha do novo papa, após a morte de um reformista. A narrativa revela as divisões dentro da Igreja, com candidatos progressistas e conservadores, além de segredos que podem comprometer a instituição. O filme, dirigido por Edward Berger, explora essas tensões.
A adaptação cinematográfica, que já rendeu um Globo de Ouro ao roteirista Peter Straughan, está concorrendo a Oscars nas categorias de melhor filme, melhor roteiro adaptado, melhor ator (Ralph Fiennes), melhor atriz coadjuvante (Isabella Rossellini), melhor figurino, melhor trilha sonora e melhor montagem.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.