09 de fev 2025
Ainda estou aqui faz história ao vencer o Goya de Melhor Filme Ibero-Americano
"Ainda Estou Aqui" venceu o prêmio Goya de Melhor Filme Ibero Americano, inédito para o Brasil. O prêmio foi recebido por Jorge Drexler, amigo de Walter Salles, em Granada. O filme já conquistou prêmios como Globo de Ouro e Melhor Roteiro em Veneza 2024. A produção narra a busca de Eunice Paiva pelo marido desaparecido durante a ditadura. "Ainda Estou Aqui" atraiu mais de quatro milhões de espectadores e concorre ao Oscar.
"Ainda Estou Aqui vence o Goya de Melhor Filme Ibero-Americano. (Foto: Reprodução)"
Ouvir a notícia:
Ainda estou aqui faz história ao vencer o Goya de Melhor Filme Ibero-Americano
Ouvir a notícia
Ainda estou aqui faz história ao vencer o Goya de Melhor Filme Ibero-Americano - Ainda estou aqui faz história ao vencer o Goya de Melhor Filme Ibero-Americano
O filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, conquistou o prêmio de Melhor Filme Ibero-Americano no Goya, a principal premiação do cinema espanhol, em uma cerimônia realizada no último sábado, 8 de fevereiro. Esta é a primeira vez que uma produção brasileira vence nesta categoria, superando concorrentes como o uruguaio Agarrame Fuerte e o argentino El Jockey. O prêmio foi recebido pelo músico uruguaio Jorge Drexler, que leu uma mensagem de agradecimento do diretor Salles, expressando sua gratidão à Academia e à cultura ibero-americana.
Ainda em destaque, o filme já atraiu mais de quatro milhões de espectadores nos cinemas brasileiros e foi premiado com o troféu de Melhor Roteiro no Festival de Veneza 2024. Além disso, Ainda Estou Aqui foi indicado a três categorias no Oscar 2025: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz para Fernanda Torres. A cerimônia do Oscar está marcada para o dia 2 de março no Dolby Theater, em Los Angeles.
A trama do longa-metragem gira em torno de Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres, uma advogada que passou quarenta anos buscando a verdade sobre o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva, um ex-deputado federal assassinado durante a ditadura militar no Brasil. A atuação de Torres já lhe rendeu o Globo de Ouro de melhor atriz em filme de drama.
Além do Goya, o filme também foi reconhecido no Festival de Roterdã, onde recebeu o prêmio do público, e está concorrendo ao ICS Award nas categorias de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Atriz. A trajetória de prêmios e indicações de Ainda Estou Aqui tem gerado grande expectativa para as próximas premiações, incluindo o BAFTA, onde também concorre a Melhor Filme Estrangeiro.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.