27 de fev 2025
HBO lança série sobre o trágico naufrágio do Bateau Mouche que chocou o Brasil
A série "Bateu Mouche: O Naufrágio da Justiça" estreia em 18 de março. A tragédia de 1988 resultou na morte de 55 pessoas por negligência. A produção inclui depoimentos de figuras conhecidas e simulações do evento. Sócios da empresa foram condenados, mas fugiram para a Espanha em 1994. A série é dirigida por Tatiana Issa e Guto Barra, conhecidos por outros documentários.
Cena da série Bateu Mouche: O Naufrágio da Justiça (Foto: Reprodução/HBO)
Ouvir a notícia:
HBO lança série sobre o trágico naufrágio do Bateau Mouche que chocou o Brasil
Ouvir a notícia
HBO lança série sobre o trágico naufrágio do Bateau Mouche que chocou o Brasil - HBO lança série sobre o trágico naufrágio do Bateau Mouche que chocou o Brasil
A HBO anunciou o lançamento da série Bateau Mouche: O Naufrágio da Justiça, que abordará o trágico naufrágio da embarcação Bateau Mouche IV durante o Réveillon de 1988 para 1989, resultando na morte de 55 pessoas devido à negligência. A estreia está marcada para 18 de março e a série, dirigida por Tatiana Issa e Guto Barra, contará com três episódios de uma hora, lançados semanalmente às terças-feiras.
Na fatídica noite, o Bateau Mouche IV transportava 142 passageiros, muito além do limite recomendado de 62, na Baía de Guanabara, para a queima de fogos em Copacabana. Entre as vítimas estava a atriz Yara Amaral, conhecida por seu papel na novela Fera Radical. O incidente expôs a negligência da empresa responsável, que apresentava fraudes e irregularidades, tornando-se um símbolo da impunidade no Brasil.
Os sócios majoritários da Bateau Mouche Rio Turismo, Faustino Puertas Vidal, Avelino Rivera e Álvaro Costa, foram condenados em maio de 1993 por homicídio culposo, sonegação fiscal e formação de quadrilha, recebendo pena de quatro anos em regime semiaberto. Contudo, em fevereiro de 1994, eles fugiram para a Espanha, evitando a punição.
A produção, filmada no Rio de Janeiro, incluirá depoimentos de figuras como Fátima Bernardes e Malu Mader, além de Bernardo Amaral, filho de Yara, e sobreviventes do naufrágio. A série também apresentará simulações da noite da tragédia, com roteiro de Guto Barra e Renata Amato, sob supervisão de Sergio Nakasone, Adriana Cechetti e Patrício Diaz da Warner Bros. Discovery.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.