07 de mar 2025
Casa de ‘Ainda estou aqui’ atrai visitantes após Oscar e enfrenta desapropriação
O filme "Ainda estou aqui" ganhou o Oscar de Melhor Filme Internacional, atraindo visitantes à sua locação na Urca. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou a desapropriação da casa para criar a Casa do Cinema Brasileiro. As visitas ao imóvel foram suspensas após a decisão do prefeito, que foi oficializada em decreto. O valor da desapropriação ainda não foi definido, aguardando avaliação da Procuradoria do Município. A casa original da história do filme não está na Urca, mas no Leblon, onde funcionou um restaurante.
A casa na Urca, Zona Sul do Rio, onde foi gravado o filme "Ainda estou aqui" (Foto: Lucas Mathias/VEJA)
Ouvir a notícia:
Casa de ‘Ainda estou aqui’ atrai visitantes após Oscar e enfrenta desapropriação
Ouvir a notícia
Casa de ‘Ainda estou aqui’ atrai visitantes após Oscar e enfrenta desapropriação - Casa de ‘Ainda estou aqui’ atrai visitantes após Oscar e enfrenta desapropriação
Cinco dias após o filme "Ainda estou aqui" conquistar o Oscar de Melhor Filme Internacional, a casa onde foi gravado tem atraído muitos visitantes. Localizada no bairro da Urca, na Zona Sul do Rio de Janeiro, a residência está atualmente fechada ao público. Os fãs de cinema têm se limitado a fotografar o imóvel da calçada e tirar selfies em locais icônicos, como o portão principal, onde a personagem Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres, é vista com seus filhos após a famosa frase: “Nós vamos sorrir”.
Antes da premiação, a casa estava à venda por mais de R$ 10 milhões, valor que deve aumentar após o reconhecimento no Oscar. No entanto, a situação mudou com a decisão do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), de desapropriar o imóvel para transformá-lo na Casa do Cinema Brasileiro. O decreto oficializando essa ação foi publicado na última segunda-feira, 3 de março. Como resultado, os proprietários suspenderam as visitas internas.
O corretor do imóvel, Marcelo Dias, informou que ainda não houve contato com a Prefeitura, e os proprietários aguardam essa comunicação. O prefeito esclareceu que a Procuradoria do Município avaliará o imóvel e proporá um preço, que será negociado com os donos. Se não houver acordo, a Prefeitura depositará judicialmente um valor considerado justo, iniciando um novo processo de negociação.
Durante uma visita ao local, a reportagem de VEJA notou que a casa, cenário de várias cenas do primeiro Oscar do Brasil, tem atraído curiosos e turistas, especialmente na semana do Carnaval. É importante ressaltar que a verdadeira residência de Rubens e Eunice Paiva, cujas vidas inspiraram o filme, não estava na Urca, mas sim no Leblon, na Avenida Delfim Moreira, onde hoje existe um prédio residencial.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.