O diretor de cinema brasileiro Karim Ainouz posa durante uma sessão de fotos à margem da 77ª edição do Festival de Cinema de Cannes, em Cannes, no sul da França, em 22 de maio de 2024. (Foto: Zoulerah NORDDINE / AFP)

O diretor de cinema brasileiro Karim Ainouz posa durante uma sessão de fotos à margem da 77ª edição do Festival de Cinema de Cannes, em Cannes, no sul da França, em 22 de maio de 2024. (Foto: Zoulerah NORDDINE / AFP)

Ouvir a notícia

Karim Aïnouz reflete sobre sua jornada cinematográfica e a emoção de filmar no exterior - Karim Aïnouz reflete sobre sua jornada cinematográfica e a emoção de filmar no exterior

0:000:00

O cineasta brasileiro Karim Aïnouz, radicado em Berlim há cerca de quinze anos, será homenageado no 37º festival Cinelatino de Toulouse, na França, com uma retrospectiva de sua obra. Aos 59 anos, Aïnouz se considera sempre em "aventura" e está finalizando a montagem de seu novo filme, "Rosebush pruning", que conta com um elenco estrelado, incluindo Elle Fanning, Lukas Gage e Pamela Anderson. Este thriller marca seu retorno ao cinema internacional após a comédia "Motel Destino", lançada em 2024.

Em entrevista, Aïnouz falou sobre sua experiência em diferentes produções, desde grandes filmes internacionais, como "O jogo da rainha" (2023), até projetos independentes e documentários. Ele expressou que se sente confortável em diversos ambientes, embora a língua materna, o português, o faça sentir-se mais à vontade em um set de filmagem. No entanto, ele aprecia a organização do sistema anglo-saxão, onde considera que a competência das pessoas e a estrutura são bem definidas.

Sobre "Rosebush pruning", Aïnouz descreveu o filme como uma comédia contemporânea que aborda o tema dos privilégios, inspirado livremente no clássico italiano "De punhos cerrados" (1965). A produção foi parcialmente filmada em Castellterçol, na Espanha, embora o local represente um "país imaginário". Ele destacou que este é seu filme mais ousado até agora, enfatizando a dinâmica de grupo que se assemelha a uma peça de teatro.

A escolha de viver em Berlim se deve ao seu amor pela cidade, que considera muito livre e inspiradora. Aïnouz mantém um estúdio na cidade, que ele carinhosamente chama de "República Livre de Berlim", e acredita que a liberdade criativa que a cidade oferece é fundamental para seu trabalho como cineasta.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela