12 de abr 2025
Filme 'Sobreviventes' de José Barahona é exibido com debate no Reag Belas Artes
Exibição gratuita do filme "Sobreviventes" de José Barahona será seguida de debate com elenco e produção. Retire seu ingresso uma hora antes.
Frame de 'Sobreviventes', filme de José Barahona; na imagem, os atores Allex Miranda, Kim Ostrowskij, Anabela Moreira, Miguel Damião e Paulo Azevedo (Foto: Hugo Azevedo/Divulgação)
Ouvir a notícia:
Filme 'Sobreviventes' de José Barahona é exibido com debate no Reag Belas Artes
Ouvir a notícia
Filme 'Sobreviventes' de José Barahona é exibido com debate no Reag Belas Artes - Filme 'Sobreviventes' de José Barahona é exibido com debate no Reag Belas Artes
Na próxima quarta-feira (16), às 19h, será exibido gratuitamente o filme "Sobreviventes", do cineasta português José Barahona (1969-2024), no Reag Belas Artes, em São Paulo. Após a sessão, haverá um debate com os atores Roberto Bomtempo e Paulo Azevedo, a produtora Carol Dias e o colunista Thiago Amparo, mediado por Gustavo Luiz.
"Sobreviventes" é uma coprodução entre Brasil e Portugal, com roteiro de Barahona e do escritor José Eduardo Agualusa. O longa retrata a convivência de um grupo de náufragos do século 19 em uma ilha deserta, abordando a tensão entre estruturas coloniais e a busca por uma nova organização social.
O filme destaca os efeitos da escravidão e do colonialismo português, que impactaram profundamente a história do Brasil. Durante quase três séculos e meio, mais de quatro milhões de africanos foram trazidos para o país, representando mais de um terço do comércio negreiro que trouxe 12,5 milhões de africanos para as Américas.
O elenco conta ainda com Allex Miranda, Kim Ostrowskij, Anabela Moreira, Miguel Damião e Zia Soares. A trilha sonora original é de Philippe Seabra, com participação especial de Milton Nascimento. Os ingressos para a sessão podem ser retirados na bilheteira do local uma hora antes do início da exibição.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.