14 de mai 2025
Mostra na Cinemateca Brasileira destaca documentários dirigidos por mulheres ao longo de sete décadas
Mostra na Cinemateca Brasileira destaca 35 filmes de diretoras, unindo pioneiras e novas vozes do documentário. Curso sobre produção também será oferecido.
Sete Décadas de História está em cartaz na Cinemateca Brasileira entre os dias 30 de maio e 8 de junho. (Foto: Daniela Matias e Daniel Dantas)
Ouvir a notícia:
Mostra na Cinemateca Brasileira destaca documentários dirigidos por mulheres ao longo de sete décadas
Ouvir a notícia
Mostra na Cinemateca Brasileira destaca documentários dirigidos por mulheres ao longo de sete décadas - Mostra na Cinemateca Brasileira destaca documentários dirigidos por mulheres ao longo de sete décadas
O documentário se destaca como o gênero cinematográfico com maior espaço para mulheres no Brasil, segundo Nayla Guerra, curadora da mostra "Documentaristas Brasileiras: Sete Décadas de História". A exibição ocorrerá na Cinemateca Brasileira de 30 de maio a 8 de junho e apresentará 35 filmes de diretoras que vão desde a década de 1960 até os dias atuais.
A programação inclui obras significativas, como "Incompatível com a Vida", de Eliza Capai, e "Terruá Pará", de Jorane Castro. A mostra busca promover um diálogo entre cineastas pioneiras e novas vozes, destacando a evolução do gênero e a inovação trazida pelas novas diretoras, que têm se destacado em festivais internacionais.
Além das exibições, o público poderá participar de um curso sobre os desafios da produção documental no Brasil, ministrado pelas cineastas e pesquisadoras Mariana Ribeiro da Silva Tavares e Karla Holanda. O curso abordará as potências e dificuldades enfrentadas por mulheres no setor, refletindo a crescente presença feminina na indústria cinematográfica.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.