Entretenimento

Estudo revela que apenas 11,6% dos filmes de sucesso foram dirigidos por mulheres

Estudo revela que apenas 11,6% dos filmes de sucesso nos últimos dez anos foram dirigidos por mulheres, evidenciando desigualdade de gênero.

Cena do filme Tudo Que Imaginamos Como Luz (2024), de Payal Kapadia, diretora indiana (Foto: Divulgação)

Cena do filme Tudo Que Imaginamos Como Luz (2024), de Payal Kapadia, diretora indiana (Foto: Divulgação)

Ouvir a notícia

Estudo revela que apenas 11,6% dos filmes de sucesso foram dirigidos por mulheres - Estudo revela que apenas 11,6% dos filmes de sucesso foram dirigidos por mulheres

0:000:00

Apenas 11,6% dos filmes de sucesso dos últimos dez anos foram dirigidos por mulheres, segundo um estudo da Universidade do Sul da Califórnia (USC Annenberg). A pesquisa analisou longas-metragens que arrecadaram mais de US$ 1 milhão nas bilheteiras entre 2015 e 2024. Nenhum dos 11 países avaliados apresentou uma divisão igualitária entre diretores homens e mulheres.

Na média, os países com maior participação de mulheres na direção foram Alemanha (18,7%), Reino Unido (18,5%) e Austrália (18,3%). Em contrapartida, Índia (4,9%), Japão (4,7%) e Coreia do Sul (9,1%) ficaram nas últimas posições. A diversidade racial também é alarmante, com apenas 3,8% dos filmes dirigidos por mulheres não brancas. Entre as diretoras, a média de mulheres foi de 32,5%.

Crescimento e Festivais

O estudo revelou que o Reino Unido teve um crescimento significativo na porcentagem de diretoras, passando de 8,3% para 32,3% entre 2015 e 2024. A Coreia do Sul também apresentou avanço, de zero para 17,1%. A pesquisa incluiu dados sobre festivais de cinema, onde 27,8% dos longas exibidos foram dirigidos por mulheres. O Festival Sundance liderou com 34,7%, seguido pelo Festival de Berlim (30,3%) e o Festival de Toronto (29,4%).

No Brasil, dados do Anuário Estatístico do Audiovisual Brasileiro, da Agência Nacional do Cinema (Ancine), mostram que em 2023, mulheres dirigiram 23,6% dos longas exibidos, enquanto 64,6% foram dirigidos por homens. A direção mista ou sem informação correspondeu a 11,8%. Apesar da sub-representação na direção, as mulheres foram maioria em áreas como direção de arte (52,2%) e produção executiva (57%).

Desigualdade Salarial

A remuneração média no setor audiovisual brasileiro também é desigual. Em 2023, homens receberam 14% a mais que mulheres. Esses dados evidenciam a necessidade de ações efetivas para promover a igualdade de gênero e racial na indústria cinematográfica.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela