24 de mai 2025
'Vale tudo' aborda a responsabilidade financeira de pais separados na criação dos filhos
A nova versão de "Vale tudo" provoca debate sobre pensões alimentícias, com a desembargadora Andréa Pachá destacando a desigualdade nas obrigações parentais.
Andrea Pachá fala sobre repercussão de cobrança na novela 'Vale tudo'. (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
'Vale tudo' aborda a responsabilidade financeira de pais separados na criação dos filhos
Ouvir a notícia
'Vale tudo' aborda a responsabilidade financeira de pais separados na criação dos filhos - 'Vale tudo' aborda a responsabilidade financeira de pais separados na criação dos filhos
A novela "Vale tudo", reimaginada por Manoela Dias, gerou discussões sobre a responsabilidade financeira de pais separados em relação às pensões alimentícias. A trama destaca a luta da personagem Lucimar, interpretada por Ingrid Gaigher, para exigir ajuda financeira de Vasco, seu ex-parceiro.
A desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Andréa Pachá, elogiou a abordagem da novela. Ela ressaltou a importância de discutir a desigualdade nas obrigações parentais. "O assunto foi tratado de uma maneira muito decente. Trata-se de um direito do filho", afirmou.
Pachá, com vasta experiência em Varas de Família, criticou a percepção social que atribui diferentes responsabilidades financeiras a homens e mulheres. "É como se, para a mulher, fosse natural bancar a existência do filho, enquanto, para o pai, essa questão fosse uma ‘obrigação excepcional’", explicou.
A desembargadora também compartilhou uma experiência de audiência, onde um pai reclamou de ter um filho. "Se ele não queria ter filho, que fizesse uma vasectomia ou usasse camisinha. Se assume a responsabilidade pelo nascimento, tem que bancar a vida da criança", concluiu. A novela, portanto, não apenas entretém, mas também provoca reflexões sobre a realidade das famílias brasileiras.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.