25 de mai 2025

Palma de Ouro de Anselmo Duarte é encontrada após mais de uma década desaparecida
Palma de Ouro de "O Pagador de Promessas" é encontrada após mais de uma década desaparecida em Salto, SP, e agora está sob cuidados locais.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Palma de Ouro de Anselmo Duarte é encontrada após mais de uma década desaparecida
Ouvir a notícia
Palma de Ouro de Anselmo Duarte é encontrada após mais de uma década desaparecida - Palma de Ouro de Anselmo Duarte é encontrada após mais de uma década desaparecida
Recentemente, a Palma de Ouro original do filme O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte, foi encontrada em um cofre em Salto, São Paulo, após mais de uma década desaparecida. A descoberta ocorreu após a prefeitura contratar um funileiro para acessar o local.
O filme, lançado em mil novecentos e sessenta e dois, é o único longa-metragem brasileiro a conquistar a Palma de Ouro no Festival de Cannes. A trama narra a história de Zé do Burro, um camponês que promete carregar uma cruz de madeira por 42 quilômetros até uma igreja em Salvador, após seu burro ser atingido por um raio.
A Palma de Ouro havia sido considerada desaparecida, e uma réplica foi exposta em um museu da cidade. Em uma reportagem de dois mil e vinte e dois, a família de Anselmo Duarte informou que o prêmio estava em uma caixa em uma repartição pública. A administração local não sabia como acessá-la, levando à contratação do funileiro.
Anselmo Duarte Júnior, filho do diretor, acompanhou a operação por videochamada e expressou alívio ao ver o prêmio recuperado. Atualmente, a Palma de Ouro está sob os cuidados da administração de Salto, que busca garantir sua preservação e exibição ao público.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.