26 de jun 2025




Dez brasileiros, incluindo Fernanda Torres, são convidados para a Academia do Oscar
Fernanda Torres integra a nova lista de membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que busca diversificar suas adesões.

Fernanda Torres no tapete vermelho do Oscar 2025, em Los Angeles (EUA) (Foto: Richard Shotwell/Invision/AP)
Ouvir a notícia:
Dez brasileiros, incluindo Fernanda Torres, são convidados para a Academia do Oscar
Ouvir a notícia
Dez brasileiros, incluindo Fernanda Torres, são convidados para a Academia do Oscar - Dez brasileiros, incluindo Fernanda Torres, são convidados para a Academia do Oscar
Fernanda Torres e outros brasileiros foram convidados a integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável pela organização do Oscar. A lista, divulgada nesta quinta-feira (26), inclui 534 novos membros, com destaque para a atriz, que foi indicada ao Oscar de melhor atriz em 2025 pela sua atuação em "Ainda estou aqui".
Além de Torres, outros brasileiros foram convidados, como o diretor de fotografia Adrian Teijido, a figurinista Claudia Kopke, e os roteiristas Murilo Hauser e Heitor Lorega. A inclusão de 59% de homens e 45% de minorias na nova lista reflete um esforço da Academia em diversificar suas adesões. Se todos aceitarem, o total de membros da Academia subirá para 11.120, mas apenas 10.142 terão direito a voto.
Curiosamente, a atriz Karla Sofía Gascón, indicada por "Emilia Pérez", não foi convidada. Gascón, que se tornou a primeira mulher trans a receber uma indicação ao Oscar, ficou de fora da lista, possivelmente devido a polêmicas envolvendo suas postagens nas redes sociais.
Diversidade e Representatividade
A nova lista de membros destaca um compromisso com a diversidade, com 41% das novas adesões sendo mulheres e 45% pertencendo a comunidades sub-representadas. Os novos integrantes vêm de 60 países, refletindo a globalização da indústria cinematográfica.
Entre os nomes de destaque que se juntam à Academia estão artistas como Ariana Grande, Rachel Brosnahan, Jason Momoa, e Jeremy Strong. A inclusão desses novos membros promete influenciar as votações do Oscar a partir de 2026, ampliando a representatividade nas decisões da premiação.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.