01 de jul 2025
Pixar altera 'Elio' e remove protagonista queer em nova versão do filme
Mudanças na produção de "Elio" geram polêmica e descontentamento, com críticas à falta de diversidade na Pixar.

Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Pixar altera 'Elio' e remove protagonista queer em nova versão do filme
Ouvir a notícia
Pixar altera 'Elio' e remove protagonista queer em nova versão do filme - Pixar altera 'Elio' e remove protagonista queer em nova versão do filme
A Pixar está prestes a lançar "Elio", uma animação que narra a história de um menino que sonha em ver as estrelas e é confundido como o líder da Terra. O filme, agendado para estrear em 19 de junho de 2025, passou por mudanças significativas em sua produção.
Mudanças no tom e no protagonista ocorreram após feedbacks da liderança da Pixar, resultando na remoção de elementos queer do personagem Elio. Inicialmente, o filme era dirigido por Adrian Molina, que incluiu características que refletiam sua identidade como homem gay. Cenas como um desfile de moda feito com lixo reciclado e referências a um interesse romântico por outro menino foram cortadas.
Após uma exibição interna, Molina se afastou do projeto, e a direção foi transferida para Madeline Sharafian e Domee Shi. Fontes internas indicam que a mudança de direção gerou descontentamento entre a equipe, com vários artistas deixando o projeto. Um ex-artista da Pixar comentou que a remoção de elementos centrais à identidade de Elio fez com que o personagem se tornasse "genérico".
"Elio" já enfrenta desafios antes mesmo de sua estreia, tendo registrado a pior abertura de bilheteira da história da Pixar, arrecadando apenas US$ 20 milhões em seu primeiro final de semana. O filme, que teve um orçamento estimado em US$ 150 milhões, também levanta preocupações sobre a diversidade dentro do estúdio, especialmente após outras controvérsias envolvendo personagens LGBTQIA+ em produções anteriores.
A animação segue a jornada de Elio em um universo intergaláctico, onde ele deve formar laços com formas de vida alienígenas e descobrir seu verdadeiro lugar. O elenco conta com vozes de Zoe Saldaña, Brad Garrett, Jameela Jamil e Yonas Kibreab. Após "Elio", a Pixar planeja trazer de volta franquias icônicas, como Toy Story 5 e Os Incríveis 3, além de uma nova animação original chamada Saltadores.


Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.