07 de ago 2025
Manhattan devolve mais de 30 antiguidades a Espanha, Itália e Hungria
Manhattan repatriou mais de 30 antiguidades, incluindo um busto de Alexandre, o Grande, e um manuscrito jesuíta, reforçando a luta contra o tráfico cultural

Promotor do distrito de Manhattan, Alvin Bragg, fala em uma coletiva de imprensa. (Foto: Getty Images)
Ouvir a notícia:
Manhattan devolve mais de 30 antiguidades a Espanha, Itália e Hungria
Ouvir a notícia
Manhattan devolve mais de 30 antiguidades a Espanha, Itália e Hungria - Manhattan devolve mais de 30 antiguidades a Espanha, Itália e Hungria
O Escritório do Promotor do Distrito de Manhattan anunciou a repatriação de mais de 30 antiguidades para Espanha, Itália e Hungria. A ação, realizada pela Unidade de Tráfico de Antiguidades, é parte de um esforço contínuo sob a liderança de Alvin Bragg, que atua como promotor desde 2021.
As antiguidades devolvidas incluem um busto de Alexandre, o Grande, e um manuscrito jesuíta de 1675. Esses itens foram recuperados após investigações sobre traficantes condenados, como Giacomo Medici e Giovanni Franco Becchina. A unidade, liderada por Matthew Bogdanos, tem se destacado na luta contra o tráfico de artefatos culturais.
Entre os objetos repatriados, destaca-se uma cabeça de mármore do século I d.C., que representa Alexandre como o deus sol Hélio, originalmente encontrada na Basilica Emilia no Fórum Romano. Este item foi roubado de um museu arqueológico em Roma. Além disso, um manuscrito jesuíta, que havia sido furtado durante a Segunda Guerra Mundial, foi recuperado de um vendedor de livros raros em Nova York e devolvido à Hungria.
Para a Espanha, foram retornados vários pendentes visigodos do século VI d.C., que haviam sido traficados por Robin Symes e vendidos ao Metropolitan Museum of Art em 1990. A unidade confiscou esses itens do museu no início deste ano, reforçando seu compromisso com a repatriação de patrimônios culturais.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.