19 de jan 2025
João Bosco relembra a criação de 'O Bêbado e a Equilibrista' em programa da TV Globo
João Bosco, aos 78 anos, relembra a criação de "O Bêbado e a Equilibrista". A morte de Charles Chaplin em 1977 influenciou a composição da canção. Aldir Blanc colaborou na letra, refletindo a realidade brasileira da época. A música mistura elementos do cinema de Chaplin com a situação social do Brasil. "O Bêbado e a Equilibrista" se tornou um clássico na voz de Elis Regina em 1979.
João Bosco fala sobre referências em "O Bêbado e a Equilibrista" (Foto: Reprodução/Globoplay)
Ouvir a notícia:
João Bosco relembra a criação de 'O Bêbado e a Equilibrista' em programa da TV Globo
Ouvir a notícia
João Bosco relembra a criação de 'O Bêbado e a Equilibrista' em programa da TV Globo - João Bosco relembra a criação de 'O Bêbado e a Equilibrista' em programa da TV Globo
João Bosco, aos 78 anos, relembrou a criação da famosa canção "O Bêbado e a Equilibrista", imortalizada por Elis Regina em 1979, durante sua participação no programa Altas Horas, da TV Globo, no último sábado, dia 18. O cantor destacou que a composição foi inspirada pela morte de Charles Chaplin, ocorrida em 1977, e expressou sua emoção com a perda do ícone do cinema. "Os filmes dele sempre serão os filmes do Chaplin, para todas as gerações", afirmou.
Ele ressaltou que, apesar das adversidades retratadas em suas obras, Chaplin sempre finalizava seus filmes com uma imagem esperançosa, mostrando o sol nascente. João contou que começou a tocar uma melodia que lembrava as trilhas sonoras compostas por Chaplin e, após um tempo, percebeu que estava criando um samba. "Volto para o Rio de Janeiro, encontro meu parceiro, Aldir [Blanc], e explico essa história", disse.
Aldir Blanc, então, levou a ideia para casa e desenvolveu a letra, que conecta a biografia de Chaplin à realidade brasileira da época. "Ele projeta a biografia, os filmes do Chaplin na realidade brasileira", explicou João, mencionando a inclusão de referências ao irmão do cartunista Henfil e a um Brasil em transformação nos anos de 1977 e 1978.
A canção "O Bêbado e a Equilibrista" se tornou um símbolo de resistência e esperança, refletindo as lutas sociais do Brasil na época. O público pode ouvir a música através do link disponibilizado.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.