27 de mar 2025
Lollapalooza Brasil registra 21 cancelamentos de artistas ao longo de sua história
Cancelamentos marcam a história do Lollapalooza Brasil, com Fontaines D.C. sendo a mais recente baixa. Entenda as razões e impactos.
Público acompanha show de Luisa Sonza no Lollapalooza 2024 (Foto: Fábio Tito/g1)
Ouvir a notícia:
Lollapalooza Brasil registra 21 cancelamentos de artistas ao longo de sua história
Ouvir a notícia
Lollapalooza Brasil registra 21 cancelamentos de artistas ao longo de sua história - Lollapalooza Brasil registra 21 cancelamentos de artistas ao longo de sua história
O cancelamento de shows é um desafio constante para organizadores e fãs, especialmente em grandes festivais como o Lollapalooza Brasil. Com a recente saída do Fontaines D.C. do lineup de 2025, o número total de artistas que cancelaram sua participação no evento chega a 21 atrações. O vocalista da banda foi diagnosticado com hérnia de disco, o que motivou a desistência. Fãs frequentemente se referem ao festival como "Cancelapalooza" devido a essas ocorrências, que também afetam outros eventos.
Um dos cancelamentos mais notáveis ocorreu em 2015, quando a cantora Marina cancelou sua apresentação no dia do show, após seu voo de Nova York para São Paulo ser cancelado. Ela expressou sua frustração nas redes sociais, prometendo retornar ao festival, o que de fato aconteceu em 2016 e 2022. O festival de 2015 também enfrentou outros cancelamentos, como o do rapper Snoop Dogg em 2016, que alegou "problemas pessoais" e foi substituído por D2.
Em 2018, Tyler, The Creator cancelou sua apresentação, citando "motivos pessoais", e foi substituído pela cantora Aurora. Desde então, Tyler lançou álbuns de sucesso, mas ainda não se apresentou no Brasil. O festival também sofreu com cancelamentos durante a pandemia, resultando na suspensão das edições de 2020 e 2021, que contariam com grandes nomes como Guns N' Roses e Lana Del Rey.
O ano de 2023 foi particularmente difícil, com seis artistas cancelando, incluindo dois headliners. Em 2024, a produção convidou Jaden Smith, irmão de Willow, mas ele também cancelou. O Paramore, que também era um dos headliners, cancelou por "motivos pessoais" e foi substituído pelo Kings Of Leon. Profissionais do setor comentam que, apesar das multas de 100% previstas em contratos, na prática, os artistas apenas devolvem o cachê já recebido, devido a cláusulas de "força maior".
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.