10 de mai 2025
Los Alegres del Barranco podem cantar narcocorridos em Michoacán após decisão judicial
Banda Los Alegres del Barranco pode cantar narcocorridos em Michoacán após liminar, desafiando decreto estadual que proíbe tais expressões.
Um juiz federal concedeu uma liminar ao grupo Los Alegres del Barranco para cantar narcocorridos em Michoacán, apesar da proibição estadual. (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
Los Alegres del Barranco podem cantar narcocorridos em Michoacán após decisão judicial
Ouvir a notícia
Los Alegres del Barranco podem cantar narcocorridos em Michoacán após decisão judicial - Los Alegres del Barranco podem cantar narcocorridos em Michoacán após decisão judicial
A banda Los Alegres del Barranco recebeu uma liminar de um juiz federal, permitindo que a banda cante narcocorridos no estado de Michoacán. A decisão foi tomada em 9 de maio de 2025, desafiando um decreto estadual que proíbe a divulgação de músicas que glorificam atividades criminosas. A liminar foi solicitada em 28 de abril e reconhece que o decreto viola direitos fundamentais de liberdade de expressão e trabalho, conforme a Constituição mexicana.
O governo de Michoacán havia implementado a proibição em 17 de abril, abrangendo diversos gêneros musicais que promovem a glorificação de crimes. A próxima apresentação da banda está agendada para 30 de maio em Tziritzicuaro. A decisão judicial, no entanto, é temporária e uma nova audiência está marcada para 15 de maio para avaliar a continuidade da suspensão.
A banda já enfrentou problemas legais anteriormente. Em 29 de março, durante um show na Universidade de Guadalajara, imagens de Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El Mencho", foram exibidas, levando a acusações de glorificação de atividades criminosas. Esse incidente resultou na revogação de vistos de trabalho e turismo para os membros da banda nos Estados Unidos.
Além disso, a Procuradoria do Estado de Jalisco investiga a banda por quatro apresentações onde supostamente glorificaram atividades ilícitas. Até o momento, dez estados mexicanos impuseram restrições semelhantes a narcocorridos, embora essas proibições ainda não tenham se tornado lei federal.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.