Entretenimento

Orquestra de Viena transmite valsa para o espaço em homenagem a Strauss

Orquestra Sinfônica de Viena transmite "Danúbio Azul" ao espaço, corrigindo omissão histórica do Disco de Ouro das Voyager.

Foto:Reprodução

Foto:Reprodução

Ouvir a notícia

Orquestra de Viena transmite valsa para o espaço em homenagem a Strauss - Orquestra de Viena transmite valsa para o espaço em homenagem a Strauss

0:000:00

A Orquestra Sinfônica de Viena transmitiu a famosa valsa "Danúbio Azul", de Johann Strauss, para o espaço no último sábado. O evento, realizado no Museu de Artes Aplicadas, foi uma colaboração com o Conselho de Turismo de Viena e a Agência Espacial Europeia. A transmissão foi uma tentativa de corrigir um erro histórico: a valsa não foi incluída no Disco de Ouro das sondas Voyager 1 e 2, lançadas em 1977.

Durante a apresentação, uma antena de 35 metros em Cebreros, na Espanha, enviou a gravação da valsa para o cosmos. Tim Dokter, diretor de administração artística da orquestra, destacou que Strauss era uma estrela pop no século XIX, com suas valsas sendo aguardadas como novos lançamentos musicais. A valsa "Danúbio Azul" agora viaja pelo espaço à velocidade da luz, embora a probabilidade de ser recebida por alienígenas seja extremamente baixa, segundo Josef Aschbacher, diretor-geral da Agência Espacial Europeia.

Evento em Viena

O concerto atraiu uma multidão em Viena, onde as pessoas assistiram ao show ao ar livre. Com temperaturas em torno de 27°C, o clima parecia celebrar o início do verão. Entre os presentes, Matej Sirotek e Alzbeta Malkova, que viajaram de Praga, refletiram sobre como alienígenas poderiam interpretar a música. Enquanto isso, a plateia se dividiu entre aqueles que assistiam atentamente e os que conversavam e se divertiam.

Antes da valsa, a orquestra apresentou outras composições relacionadas ao espaço, como a Sinfonia nº 41 de Mozart e "A Pergunta Sem Resposta", de Charles Ives. À medida que a noite avançava, a expectativa aumentava. Quando a orquestra começou a tocar "Danúbio Azul", muitos se levantaram para dançar e celebrar. Irene Stockner, uma das espectadoras, expressou sua emoção ao ouvir a valsa, que faz parte de suas memórias de infância em Viena.

Reações do Público

O evento também atraiu pessoas que estavam na região por acaso, como Anna Drujan, que achou a experiência "surpreendente e meio pós-moderna". Jakob Moritz, inicialmente cético, mudou de opinião após a apresentação, descrevendo a música como uma experiência que o fez sentir-se flutuando no espaço. O concerto não apenas celebrou a música de Strauss, mas também uniu pessoas em um momento de reflexão e alegria sob as estrelas.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela