EntretenimentoMúsica

14 de ago 2025

'Mundo Zira' traz a obra de Ziraldo em exposição interativa no CCBB de São Paulo

Exposição "Mundo Zira" oferece interatividade e imersão nas obras de Ziraldo, com entrada gratuita até 27 de outubro

Criança brinca em painel de ímãs durante exibição da mostra no CCBB do Rio de Janeiro (Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress)

Criança brinca em painel de ímãs durante exibição da mostra no CCBB do Rio de Janeiro (Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress)

Ouvir a notícia

'Mundo Zira' traz a obra de Ziraldo em exposição interativa no CCBB de São Paulo - 'Mundo Zira' traz a obra de Ziraldo em exposição interativa no CCBB de São Paulo

0:000:00

A exposição "Mundo Zira" no Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, que estreia neste sábado (16), celebra o legado do autor e artista Ziraldo, falecido em 2024. A mostra, que já passou por outras cidades, oferece uma experiência interativa com suas obras, incluindo livros lançados após sua morte.

Os visitantes serão recebidos por um espaço interativo com mesas sensíveis ao toque, onde poderão colorir desenhos em preto e branco. Enquanto pintam, as ilustrações ganham vida em projeções nas paredes. Outro núcleo destaca onomatopeias, permitindo que palavras como "boom" e "splash" sejam ativadas por sensores de movimento.

A "Sinfonia Flicts" é uma das atrações principais, permitindo que os visitantes interajam com o livro "Flicts", de 1969. Ao movimentar os braços em frente a uma partitura, as páginas do livro são folheadas, acompanhadas pela música "Solidão de Flicts", de Sérgio Ricardo. Além disso, um espaço dedicado a "O Menino Quadradinho" permite que os visitantes criem suas próprias narrativas com balões de fala em formato de ímã.

Interatividade e Imersão

No primeiro andar, a turma do Menino Maluquinho, personagem icônico de Ziraldo, ganha destaque com televisões táteis. Os visitantes podem montar os personagens em três partes: pernas, tronco e cabeça. Um jogo de caça-palavras físico, com palavras de oito de seus principais livros, também faz parte da experiência.

A exposição ainda apresenta uma simulação da Mata do Fundão, onde as crianças podem brincar com projeções de personagens. Ao tocar nos bichinhos, eles emitem falas e se movem, criando uma dinâmica interativa. Outro espaço utiliza cromaqui para imergir os visitantes em ilustrações de livros, como "O Bichinho da Maçã".

Além das interações, a mostra exibe livros lançados após a morte de Ziraldo, como "Entre Cobras e Lagartos" e "Peixe Grande". Adriana Lins, sobrinha do autor e curadora, destaca que as histórias de Ziraldo continuam relevantes, abordando temas como afeto e diversidade. A exposição "Mundo Zira" ficará em cartaz até 27 de outubro e a entrada é gratuita.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela