EntretenimentoMúsica

19 de ago 2025

Adele é acusada de plagiar Toninho Geraes em nova polêmica musical

Toninho Geraes apresenta novas evidências de plágio em processo contra Adele e Greg Kurstin, agora em São Paulo, aumentando a tensão entre as partes

Universal recorre com recurso contra liminar que proíbe a veiculação da música 'Million Years Ago', de Adele, por plágio (Foto: @toninhogeraesoficial e @adele via Instagram)

Universal recorre com recurso contra liminar que proíbe a veiculação da música 'Million Years Ago', de Adele, por plágio (Foto: @toninhogeraesoficial e @adele via Instagram)

Ouvir a notícia

Adele é acusada de plagiar Toninho Geraes em nova polêmica musical - Adele é acusada de plagiar Toninho Geraes em nova polêmica musical

0:000:00

Toninho Geraes, sambista mineiro, processou a cantora Adele e o produtor Greg Kurstin por suposto plágio de sua canção "Mulheres". O caso, que começou em setembro de 2021, alega semelhanças com "A Million Years Ago", do álbum de Adele, lançado em 2015. Recentemente, a defesa de Toninho apresentou novas evidências em um evento em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais, onde foram mostradas comparações entre as duas músicas.

O processo, que inicialmente tramitava no Rio de Janeiro, foi transferido para o Tribunal de Justiça de São Paulo em julho de 2023. A mudança gerou reações, com os advogados de Toninho recorrendo da decisão. Durante a palestra no HackTown, a advogada Deborah Sztajnberg destacou as semelhanças entre as canções, sugerindo que a sobreposição das músicas revela uma cópia, não apenas uma influência.

A defesa de Adele e Kurstin refuta as acusações, argumentando que "A Million Years Ago" foi inspirada na canção "Hier Encore", de Charles Aznavour. O caso levanta questões sobre a originalidade na música e a influência de estilos, especialmente considerando o interesse de Kurstin pela música brasileira. O embate entre os artistas reflete um panorama mais amplo sobre direitos autorais e plágio na indústria musical.

Além disso, o tema do plágio na música brasileira é recorrente, com diversos casos históricos de apropriação indevida. O debate continua, e a expectativa é que novas provas sejam apresentadas nos próximos desdobramentos do processo.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela