Entretenimento

07 de fev 2025

Daniel Barenboim revela diagnóstico de Parkinson e mantém compromissos musicais

Daniel Barenboim, maestro argentino, anunciou ter Mal de Parkinson aos 82 anos. Ele pretende manter compromissos com a West Eastern Divan Orchestra, fundada em 1999. Barenboim expressou gratidão pelo apoio recebido nos últimos três anos de sintomas. A fundação Barenboim Said busca unir culturas israelense e árabe pela música. Reconhecido como um dos maiores maestros, dirigiu orquestras renomadas na Europa.

Foto:Reprodução

Foto:Reprodução

Ouvir a notícia

Daniel Barenboim revela diagnóstico de Parkinson e mantém compromissos musicais - Daniel Barenboim revela diagnóstico de Parkinson e mantém compromissos musicais

0:000:00

O maestro argentino Daniel Barenboim, de 82 anos, anunciou nesta quinta-feira, 6, que foi diagnosticado com Mal de Parkinson. Em suas redes sociais, ele expressou a intenção de continuar com seus compromissos sociais enquanto sua saúde permitir e agradeceu pelo apoio recebido nos últimos três anos, período em que os sintomas começaram a aparecer.

Barenboim, que cofundou a West Eastern Divan Orchestra em 1999, afirmou que considera essa orquestra sua "responsabilidade mais importante". Ele enfatizou a necessidade de garantir a estabilidade de longo prazo e o desenvolvimento da orquestra, que está baseada em Sevilha, na Espanha.

Além de seu trabalho com a orquestra, Barenboim também atua por meio da fundação Barenboim-Said, criada em 2004, com o objetivo de promover a união entre as culturas israelense e árabe através da música. Reconhecido como um dos maiores maestros da atualidade, ele já ocupou cargos importantes, como diretor da Orquestra de Paris de 1975 a 1989 e da Orquestra Sinfônica de Chicago de 1991 a 2006.

Em janeiro de 2023, Barenboim havia deixado seu cargo na Ópera de Berlim devido a problemas de saúde, o que levantou preocupações sobre sua continuidade nas atividades musicais.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela