17 de fev 2025
Ministério da Saúde e CGU firmam parceria para fortalecer auditoria no SUS
O DenaSUS se reuniu com a CGU para fortalecer auditorias no SUS. O ProQuali, lançado há seis meses, visa modernizar as auditorias internas. Acesso ao sistema e CGU foi solicitado para padronizar práticas de auditoria. A adesão ao ProQuali promove mudança cultural e melhora a qualidade. O modelo IA CM avalia a maturidade da auditoria interna, garantindo eficácia.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Ministério da Saúde e CGU firmam parceria para fortalecer auditoria no SUS
Ouvir a notícia
Ministério da Saúde e CGU firmam parceria para fortalecer auditoria no SUS - Ministério da Saúde e CGU firmam parceria para fortalecer auditoria no SUS
Na quinta-feira, 13 de fevereiro de 2024, o Ministério da Saúde, através do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (DenaSUS), promoveu um encontro com representantes da Controladoria-Geral da União (CGU). O objetivo foi fortalecer os processos de auditoria interna no Brasil, revisando práticas atuais e aprimorando o ProQuali, um programa de gestão e melhoria da qualidade lançado há seis meses.
Durante a reunião, o diretor do DenaSUS, Alexandre Rodrigues, destacou a importância do acesso ao sistema e-CGU para modernizar as auditorias no SUS. Ele mencionou que um ofício foi enviado à CGU solicitando acesso ao sistema, com a expectativa de expandi-lo para o Sistema Nacional de Auditoria (SNA) após o domínio completo da ferramenta. A coordenadora-geral da Coordenação-Geral de Avaliação, Qualidade e Auditorias Especiais (CGESP), Aparecida Dantas, enfatizou a necessidade de padronização e rigor técnico nas autoavaliações.
A equipe do DenaSUS apresentou o histórico das ações do projeto e o método de autoavaliação da maturidade, baseado no Internal Audit Capability Model (IA-CM). Sérgio Filgueiras de Paula, coordenador-geral da CGU, ressaltou a importância de alinhar os normativos internos do DenaSUS às normas internacionais de auditoria, o que aumenta a credibilidade e eficiência dos processos. A reunião também solidificou a parceria entre DenaSUS e CGU para implementar melhores práticas de auditoria.
Daniel Gontijo Motta, coordenador-geral de Auditoria da Área de Saúde da CGU, ofereceu suporte técnico durante a implementação das melhorias. Ele destacou que essa colaboração é crucial para a evolução dos processos de auditoria interna e para a capacitação dos servidores. O IA-CM é um modelo que avalia a eficácia da auditoria interna, ajudando a identificar níveis de maturidade e a aprimorar continuamente as capacidades de auditoria para atender aos objetivos estratégicos da organização.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.