25 de fev 2025
Governo federal anuncia vacina nacional de dose única contra dengue para 2026
O governo brasileiro firmou acordo para produzir vacina nacional contra dengue. Instituto Butantan e WuXi Biologics serão responsáveis pela fabricação. Serão disponibilizadas 60 milhões de doses anuais a partir de 2026. Investimento total será de R$ 1,26 bilhão, com apoio do BNDES e Anvisa. Especulações sobre a saída da ministra Nísia Trindade por Alexandre Padilha aumentam.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Governo federal anuncia vacina nacional de dose única contra dengue para 2026
Ouvir a notícia
Governo federal anuncia vacina nacional de dose única contra dengue para 2026 - Governo federal anuncia vacina nacional de dose única contra dengue para 2026
O Governo Federal anunciou um acordo para a produção em larga escala da primeira vacina 100% nacional contra a dengue, que será de dose única. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacaram a parceria entre o Instituto Butantan e a empresa WuXi Biologics. O projeto, que faz parte do Programa de Desenvolvimento e Inovação Local (PDIL), contará com um investimento total de R$ 1,26 bilhão, com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A vacina será direcionada a pessoas de dois a 59 anos e a expectativa é que 60 milhões de doses anuais sejam disponibilizadas a partir de 2026. Durante a cerimônia, a ministra Nísia Trindade expressou otimismo quanto à aprovação do imunizante, embora a vacinação para idosos ainda não esteja prevista devido a cuidados durante os testes. O anúncio ocorre em meio a especulações sobre a possível saída de Nísia do cargo, com rumores de que Alexandre Padilha possa assumir sua posição.
Além da vacina contra a dengue, o governo também anunciou a fabricação nacional da insulina Glargina, com produção prevista para o segundo semestre de 2025. A Fiocruz será responsável pela produção do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), enquanto a empresa Biomm ampliará a fabricação do produto final. O governo também planeja internalizar a produção da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e reforçar a produção da vacina Influenza H5N8.
Em 2024, o Brasil registrou 6.041 mortes por dengue, um aumento de 400% em relação ao ano anterior, superando os óbitos por Covid-19. O governo está focado em novas tecnologias de combate ao mosquito Aedes aegypti para evitar a repetição dessa situação. A produção da vacina do Butantan visa ampliar a imunização e reduzir os casos de dengue no país, tornando a vacinação um meio central no combate à doença.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.