Entretenimento

21 de mar 2025

Fila para cirurgia bariátrica no SUS reduz para 63 dias, mas pode ultrapassar um ano em casos específicos

Redução no tempo de espera para cirurgia bariátrica no SUS é positiva, mas apenas 0,2% dos obesos graves conseguiram o procedimento em 2023.

Foto:Reprodução

Foto:Reprodução

Ouvir a notícia

Fila para cirurgia bariátrica no SUS reduz para 63 dias, mas pode ultrapassar um ano em casos específicos - Fila para cirurgia bariátrica no SUS reduz para 63 dias, mas pode ultrapassar um ano em casos específicos

0:000:00

Desde o ano 2000, a cirurgia bariátrica é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e, em 2024, o tempo de espera para o procedimento foi reduzido para 63 dias, uma queda significativa em relação aos 163 dias registrados em 2021, após o pico da pandemia de Covid-19. No entanto, o tempo de espera pode variar conforme o tipo de cirurgia; por exemplo, a gastroplastia vertical teve uma média de 384 dias, superando um ano de espera.

Apesar da redução no tempo de espera para a cirurgia bariátrica, o cenário geral para outros procedimentos no SUS é preocupante. Em 2024, pacientes aguardaram, em média, 52 dias para consultas e cirurgias, enquanto cirurgias reparadoras exigiram uma espera de até um ano e nove meses. Esses dados foram coletados do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), que compila informações de estados e municípios.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) revelou que, em 2023, apenas 0,2% dos brasileiros com obesidade grave conseguiram realizar a cirurgia bariátrica pelo SUS. Segundo o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), 1,9 milhão de pessoas foram diagnosticadas com obesidade grau 2 e 1 milhão com obesidade grau 3 (mórbida). Em 2019, quase 12,6 mil cirurgias bariátricas foram realizadas, mas após a queda durante a pandemia, o número aumentou para 11,2 mil em 2022, ainda abaixo dos níveis pré-pandêmicos.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela