Entretenimento

28 de mar 2025

Idade jovem intensifica sintomas da ressaca, revela estudo da Universidade de Utrecht

Pesquisa da Universidade de Utrecht revela que jovens de 18 a 35 anos enfrentam ressacas mais intensas que adultos de 46 a 65 anos.

Foto:Reprodução

Foto:Reprodução

Ouvir a notícia

Idade jovem intensifica sintomas da ressaca, revela estudo da Universidade de Utrecht - Idade jovem intensifica sintomas da ressaca, revela estudo da Universidade de Utrecht

0:000:00

A pesquisa da Universidade de Utrecht, na Holanda, revelou que jovens entre 18 e 35 anos enfrentam os sintomas de ressaca mais intensamente em comparação com pessoas de 46 a 65 anos. Os participantes mais velhos relataram dores de cabeça, náuseas e exaustão com metade da intensidade dos mais jovens. Os especialistas sugerem que, com a idade, as pessoas desenvolvem uma tolerância aos sintomas, percebendo-os como menos graves.

Os dados foram coletados de 761 consumidores de álcool com idades entre 18 e 94 anos, que relataram seu consumo nos dois meses anteriores ao bloqueio da Covid-19. Os participantes classificaram suas ressacas em uma escala de 0 a 10 e registraram a frequência das mesmas. A análise comparou diferentes faixas etárias em relação à quantidade de álcool ingerida e à gravidade da ressaca.

A ressaca, ou síndrome de “pós-intoxicação por álcool”, é um conjunto de sintomas que surgem após o consumo excessivo de álcool, incluindo mal-estar, dor de cabeça, fadiga e náusea. Os sintomas costumam aparecer entre seis e oito horas após a ingestão e podem durar até 20 horas. Além disso, bebidas com alto teor de impurezas, como bourbon e tequila, estão associadas a ressacas mais severas.

Essas descobertas desafiam estudos anteriores que indicavam que a gravidade das ressacas aumentava com a idade. Os pesquisadores afirmam que não apenas a frequência e a intensidade das ressacas diminuem com o tempo, mas também que as pessoas se sentem menos bêbadas ao envelhecer, mesmo consumindo a mesma quantidade de álcool.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela