Entretenimento

20 de abr 2025

Anvisa proíbe uso de lâmpadas de bronzeamento artificial para proteger a saúde pública

Anvisa intensifica combate ao bronzeamento artificial e proíbe lâmpadas fluorescentes de alta potência, reforçando riscos à saúde.

Foto:Reprodução

Foto:Reprodução

Ouvir a notícia

Anvisa proíbe uso de lâmpadas de bronzeamento artificial para proteger a saúde pública - Anvisa proíbe uso de lâmpadas de bronzeamento artificial para proteger a saúde pública

0:000:00

Anvisa proíbe lâmpadas para bronzeamento artificial em todo o país

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu nesta quarta-feira, 2, a comercialização e o uso de lâmpadas fluorescentes de alta potência em equipamentos de bronzeamento artificial. A medida visa conter a utilização desses aparelhos, já proibidos no Brasil desde 2009.

A decisão da Anvisa ocorre em resposta à aprovação irregular de leis municipais que permitiam o uso das câmaras de bronzeamento. Em novembro de 2024, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou um projeto de lei que liberava o uso dos equipamentos para fins estéticos.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) repudiou a decisão do Rio de Janeiro, alertando para o aumento do risco de câncer de pele. A exposição a essas máquinas, mesmo uma única vez, eleva em cerca de 20% o risco de melanoma, o tipo mais agressivo de tumor de pele.

A SBD reforça que não existe nível seguro de exposição aos equipamentos de bronzeamento. O Brasil registra aproximadamente 220,5 mil novos casos de câncer de pele anualmente. A proibição das câmaras de bronzeamento foi estabelecida em 2009, após a Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (IARC) classificar o uso do equipamento como cancerígeno.

A Anvisa destaca que o uso de câmaras de bronzeamento pode causar danos à saúde, incluindo o desenvolvimento de carcinoma basocelular, espinocelular e melanoma, que podem se espalhar para outros órgãos. A decisão da agência tem o apoio integral da SBD e do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela