Entretenimento

21 de mai 2025

Rio de Janeiro registra mais duas mortes por febre oropouche em 2025

Rio de Janeiro registra três mortes por febre oropouche em 2023. Medidas preventivas são essenciais para conter a arbovirose.

Foto:Reprodução

Foto:Reprodução

Ouvir a notícia

Rio de Janeiro registra mais duas mortes por febre oropouche em 2025 - Rio de Janeiro registra mais duas mortes por febre oropouche em 2025

0:000:00

O estado do Rio de Janeiro confirmou mais duas mortes por febre oropouche, elevando o total de óbitos para três em 2023. As vítimas, duas mulheres de 34 e 23 anos, residiam em Macaé e Paraty, respectivamente. Ambas apresentaram sintomas em março e foram internadas, mas não resistiram.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) informou que, apesar da gravidade dos casos, eles são considerados isolados. Desde então, não foram registrados novos casos ou internações relacionadas à doença nas cidades afetadas. As amostras foram analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Com os novos óbitos, o número total de casos confirmados de febre oropouche no estado chega a 1.581. Essa arbovirose é transmitida principalmente pelo mosquito Culicoides paraenses, conhecido como maruim. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares e articulares, além de náuseas e diarreia.

Não há tratamento específico ou vacina para a febre oropouche. O manejo é sintomático, com repouso e acompanhamento médico. Para prevenir a doença, recomenda-se evitar áreas com muitos mosquitos, usar roupas que cubram o corpo e aplicar repelente. Além disso, é fundamental manter a casa limpa e livre de criadouros de mosquitos.

O subsecretário de Vigilância em Saúde do RJ, Mário Sergio Ribeiro, destacou a importância de medidas preventivas, como a instalação de telas em portas e janelas e a limpeza de terrenos. A febre oropouche, causada pelo vírus Orthobunyavirus oropoucheense, requer atenção redobrada, especialmente em regiões de mata.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela