01 de jul 2025
Força Nacional do SUS realiza 180 atendimentos em município da Amazônia Legal
Força Nacional do SUS atende 180 pessoas em Boca do Acre e identifica carências na saúde da região amazônica.

Foto: divulgação/CNJ
Ouvir a notícia:
Força Nacional do SUS realiza 180 atendimentos em município da Amazônia Legal
Ouvir a notícia
Força Nacional do SUS realiza 180 atendimentos em município da Amazônia Legal - Força Nacional do SUS realiza 180 atendimentos em município da Amazônia Legal
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) realizou 180 atendimentos médicos em Boca do Acre (AM) entre os dias 23 e 27 de junho. A ação, parte do programa Justiça Itinerante Cooperativa, foi realizada em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e visou identificar demandas assistenciais na região da Amazônia Legal.
Durante a missão, a FN-SUS elaborou um diagnóstico da área, que enfrenta longos tempos de espera por procedimentos especializados e carências assistenciais. O trabalho está alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, que busca reduzir o tempo de espera para consultas e exames. Este programa prevê o credenciamento de clínicas e hospitais para atender pacientes do SUS em áreas prioritárias como oncologia e cardiologia.
A equipe da FN-SUS também visitou o Hospital Regional Maria Geny para avaliar a capacidade de serviços especializados. A visita revelou potencial para ampliar a oferta cirúrgica, considerando a estrutura existente. Os atendimentos contaram com a colaboração do Hospital das Clínicas, do Exército e do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Purus.
Rodrigo Stabeli, coordenador-geral da FN-SUS, destacou a importância de identificar vazios assistenciais para orientar políticas públicas eficazes. A FN-SUS também promoveu ações de educação em saúde, focando em emergências climáticas junto à comunidade indígena Camicuã. A equipe constatou a dificuldade de regulação interestadual para a população indígena e a ausência do SAMU 192 na região.
Desde 2023, o Ministério da Saúde entregou 2.416 unidades do SAMU 192 em todo o país, um aumento significativo em relação aos anos anteriores. Boca do Acre, com seus 35 mil habitantes, exemplifica as dificuldades da Amazônia, como vastidão territorial e isolamento logístico, que afetam o acesso a serviços básicos.
O programa Justiça Itinerante Cooperativa surgiu para ampliar a atuação do Poder Judiciário na Amazônia, permitindo que diversas demandas sejam resolvidas em áreas com pouca presença do Estado. A parceria com o Ministério da Saúde, pela primeira vez, trouxe atendimento médico emergencial à população local, além de um relatório técnico para futuras ações interinstitucionais.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.