10 de jul 2025
Quatro dietas podem reduzir em até 28% o risco de demência, revela estudo
Pesquisadores da Universidade Yonsei destacam dietas que podem reduzir o risco de demência em até 28%. Intervenções alimentares são essenciais.

Alimentação é um dos pilares para manter a saúde (Foto: Freepik)
Ouvir a notícia:
Quatro dietas podem reduzir em até 28% o risco de demência, revela estudo
Ouvir a notícia
Quatro dietas podem reduzir em até 28% o risco de demência, revela estudo - Quatro dietas podem reduzir em até 28% o risco de demência, revela estudo
Uma nova pesquisa da Universidade Yonsei, na Coreia do Sul, identificou quatro dietas que podem reduzir o risco de demência em 21% a 28%. Os cientistas destacam a dieta RFS e a MIND como as mais eficazes.
A pesquisa, publicada no Journal of Nutrition, Health and Aging, analisou dados de mais de 131 mil pessoas entre 40 e 69 anos, utilizando informações do UK Biobank. Os pesquisadores afirmam que, diante da ausência de cura para a demência, intervenções dietéticas são essenciais para a prevenção precoce.
As dietas estudadas incluem: dieta mediterrânea (MEDAS), MIND, Recommended Food Score (RFS) e Alternative Healthy Eating Index (AHEI). A adesão a qualquer uma dessas dietas pode diminuir significativamente as chances de desenvolver demência. A dieta RFS se destacou, seguida pela MIND, especialmente entre adultos mais velhos e mulheres.
Além disso, o estudo revelou que indivíduos que não seguiram nenhuma das quatro dietas e optaram por uma alimentação pró-inflamatória apresentaram um aumento de 30% no risco de demência. Os pesquisadores ressaltam a importância de padrões alimentares saudáveis e o impacto diferencial entre grupos obesos e não obesos.
Os ingredientes valorizados nas dietas saudáveis incluem frutas, vegetais e grãos integrais, enquanto o consumo de carne vermelha e alimentos fritos é desencorajado. A pesquisa reforça a relevância da alimentação na saúde cerebral e na prevenção de doenças neurodegenerativas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.