No último domingo (11), a premiação do Globo de Ouro teve como palco a cidade de Beverly Hills, na Califórnia, com o objetivo de reconhecer produções do cinema e da televisão mundial. Diferente do Oscar, que se dedica apenas ao cinema, o evento também premia obras exibidas na televisão norte-americana. Para o Brasil, a noite […]
No último domingo (11), a premiação do Globo de Ouro teve como palco a cidade de Beverly Hills, na Califórnia, com o objetivo de reconhecer produções do cinema e da televisão mundial. Diferente do Oscar, que se dedica apenas ao cinema, o evento também premia obras exibidas na televisão norte-americana.
Para o Brasil, a noite foi histórica, com o filme O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, estrelado por Wagner Moura, conquistando dois troféus e marcando a participação mais vitoriosa do país na história do evento.
O filme conquistou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, enquanto Wagner Moura venceu na categoria de Melhor Ator em Filme Dramático. O longa ainda concorreu ao prêmio de Melhor Filme Dramático, mas perdeu para Hamnet: A vida antes de Hamlet, produção que retrata a trajetória de William Shakespeare e o impacto da morte de seu filho em sua vida e obras.
O Agente Secreto se passa em Recife, em 1977, durante a ditadura militar. A trama acompanha Marcelo (Wagner Moura), professor de tecnologia que tenta escapar do próprio passado e reencontrar o filho mais novo ao se mudar para a cidade, mas encontra um ambiente marcado por paranoia, vigilância constante e conflitos políticos.
Os prêmios do longa reforçam ainda mais a presença brasileira no circuito internacional de cinema e premiações desde o ano passado, com Ainda Estou Aqui, que também venceu no Globo de Ouro e conquistou o Oscar de Melhor Filme Internacional. Vale ressaltar que O Agente Secreto foi escolhido para representar o Brasil na premiação norte-americana, que divulgará os indicados de cada categoria em 22 de janeiro.
O Brasil já havia vencido a categoria de Melhor Filme Estrangeiro com Central do Brasil, de Walter Salles, em 1999, há 27 anos. A noite, no entanto, foi inédita ao marcar a primeira vez que um filme nacional conquistou dois troféus em uma mesma edição, o maior número já alcançado pelo país na premiação.
Esta foi a primeira vez que um ator brasileiro conquistou o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama. No ano passado, Fernanda Torres venceu na mesma premiação por seu papel como Eunice Paiva em Ainda Estou Aqui, onde se tornou a primeira atriz brasileira a receber o troféu.
“É um filme sobre memória, a falta dela e um trauma geracional. Eu acho que se um trauma pode ser passado por gerações, os valores também podem. Esse prêmio vai para quem está seguindo seus valores em momentos difíceis” disse o ator em seu discurso após receber o prêmio.
“E para todo mundo no Brasil que está assistindo isso agora, viva o Brasil e a cultura brasileira” finalizou Wagner em português.
Já Kleber Mendonça Filho, ao receber o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro, mandou um “Alô Brasil” para a audiência e reforçou o momento atual do Brasil no meio cinematográfico.
“Dedico esse filme aos jovens cineastas. Esse é um momento da história muito importante para fazer filmes, aqui nos Estados Unidos e no Brasil. Vamos continuar fazendo filmes “, enfatizou.
Confira a seguir a lista completa dos vencedores do Globo de Ouro 2026:
Filmes
Melhor Filme de Drama: Hamnet: A Vida Antes de Hamlet
Melhor Filme de Comédia ou Musical: Uma Batalha Após a Outra
Melhor Direção: Paul Thomas Anderson – Uma Batalha Após a Outra
Melhor Ator em Filme de Drama: Wagner Moura – O Agente Secreto
Melhor Atriz em Filme de Drama: Jessie Buckley – Hamnet: A Vida Antes de Hamlet
Melhor Ator em Filme de Comédia ou Musical: Timothée Chalamet – Marty Supreme
Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical: Rose Byrne – Se Eu Tivesse Pernas, Eu Te Chutaria
Melhor Ator Coadjuvante: Stellan Skarsgård – Valor Sentimental
Melhor Atriz Coadjuvante: Teyana Taylor – Uma Batalha Após a Outra
Melhor Roteiro: Uma Batalha Após a Outra
Melhor Filme Estrangeiro: O Agente Secreto
Melhor Filme de Animação: Guerreiras do K-pop
Melhor Trilha Sonora: Pecadores
Melhor Canção Original: “Golden” – Guerreiras do K-pop
Maior Conquista Cinematográfica e de Bilheteria: Pecadores
Televisão
Melhor Série de Drama: The Pitt
Melhor Série de Comédia: O Estúdio
Melhor Filme para TV ou Série Limitada: Adolescência
Melhor Ator de Drama em Série de TV: Noah Wyle – The Pitt
Melhor Atriz de Drama em Série de TV: Rhea Seehorn – Pluribus
Melhor Ator em Série de Comédia ou Musical: Seth Rogen – O Estúdio
Melhor Atriz em Série de Comédia ou Musical: Jean Smart – Hacks
Melhor Ator de Filme para TV ou Série Limitada: Stephen Graham – Adolescência
Melhor Atriz de Filme para TV ou Série Limitada: Michelle Williams – Morrendo por Sexo
Melhor Ator Coadjuvante — Televisão: Owen Cooper – Adolescência
Melhor Atriz Coadjuvante: Erin Doherty – Adolescência
Melhor Performance de Comédia Stand-Up na TV: Ricky Gervais – Mortality
Melhor Podcast: Good Hang With Amy Poehler
Entre na conversa da comunidade