28 de fev 2025
Ministro apresenta projeto bilionário de internet subaquática para a Amazônia
O governo brasileiro investe R$ 1,3 bilhão no programa Norte Conectado. O ministro Juscelino Filho apresentará o projeto no Congresso Mundial de Telefonia Móvel. A iniciativa usa cabos subaquáticos, sendo a maior do mundo nesse segmento. Acordo com a Colômbia expandirá a conectividade na tríplice fronteira com Peru. O projeto conectará 59 municípios da Amazônia, aumentando a banda larga local.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Ministro apresenta projeto bilionário de internet subaquática para a Amazônia
Ouvir a notícia
Ministro apresenta projeto bilionário de internet subaquática para a Amazônia - Ministro apresenta projeto bilionário de internet subaquática para a Amazônia
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, participará do Congresso Mundial de Telefonia Móvel, na Espanha, na próxima semana. Ele apresentará o investimento de R$ 1,3 bilhão no programa de conectividade Norte Conectado, voltado para a Amazônia. Este projeto é considerado a maior iniciativa global de instalação de cabos de internet subaquáticos.
O ministro destacou que, ao buscar fornecedores para os cabos de fibra óptica, um deles ficou surpreso com a escala do projeto. “Nunca tinha visto algo dessa magnitude para uso subfluvial no planeta”, afirmou. O programa já despertou interesse internacional, resultando em um acordo com a Colômbia para estender a conectividade até Leticia, na tríplice fronteira com o Peru.
O projeto prevê a construção de oito infovias, totalizando 12.000 quilômetros de cabos de fibra óptica, que conectarão 59 municípios nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. O objetivo é aumentar a capacidade de tráfego de dados e a disponibilidade de banda larga em áreas remotas. Até agora, as infovias foram instaladas nos rios Amazonas, Solimões e Branco.
As próximas etapas do projeto incluirão a instalação de cabos nos rios Madeira, Purus, Acre e Juruá, ligando cidades como Porto Velho (RO) a Autazes (AM) e Rio Branco (AC) a Manacapuru (AM). Durante a viagem, o ministro também se reunirá com empresas de telecomunicações e fornecedores do setor. Ele estará na Espanha na segunda e terça-feira da próxima semana.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.