17 de jul 2025
As 10 redes sociais mais utilizadas no Brasil
Com plataformas de vídeos e queridinha dos influenciadores, o ranking mostra a prioridade dos brasileiros com a internet

Brasil é um dos países que mais utiliza redes sociais no mundo- Foto: Divulgação/Pexels
Ouvir a notícia:
As 10 redes sociais mais utilizadas no Brasil
Ouvir a notícia
As 10 redes sociais mais utilizadas no Brasil - As 10 redes sociais mais utilizadas no Brasil
O Brasil tem uma longa tradição no uso de redes sociais — é o 2º país com mais usuários na América do Sul e o 5º no mundo, atrás apenas da Índia e da Indonésia. Mais de 60% da população brasileira está conectada, com um tempo médio de cerca de 9 horas e 13 minutos por dia na internet, segundo dados do Datareportal.
Com isso, reunimos as redes sociais mais utilizadas no Brasil para entender quais ganham mais espaço no dia a dia e por que fazem tanto parte da rotina dos brasileiros.
1. WhatsApp (169 milhões de usuários)
Com mais de 160 milhões de usuários ativos no Brasil, o WhatsApp é a rede social mais usada no país. O app de mensagens da Meta virou o principal meio de comunicação pelo celular entre os brasileiros, diferente de outros países que ainda usam aplicativos como SMS ou iMessage como meio de troca de mensagens. O WhatsApp também lidera em países da América Latina, África e partes da Europa, mas tem pouca presença em mercados como Estados Unidos, Canadá e China.
2. YouTube (144 milhões de usuários)
A segunda plataforma mais utilizada é o Youtube, rede social de compartilhamento de vídeos da Google. Ela soma 144 milhões de usuários e segue à frente de concorrentes como TikTok e Instagram, mesmo com a popularidade dos vídeos curtos. Um dos motivos para isso é o uso do YouTube em Smart TVs — em 2023, 92% das TVs vendidas já eram conectadas, e mais de 75 milhões de brasileiros assistem à plataforma direto pela televisão.
3. Instagram (134 milhões de usuários)
Outra rede social da Meta, o Instagram é a favorita dos influenciadores. Na plataforma, os usuários podem postar fotos, vídeos, stories e trocar mensagens. Com 134 milhões de usuários, o app está instalado em cerca de 91% dos smartphones no Brasil. O engajamento com marcas é alto: 82% dos brasileiros seguem pelo menos uma marca e 72% já compraram algum produto ou serviço descoberto por lá.
4. Facebook (113 milhões de usuários)
O Facebook foi uma das redes sociais mais populares no Brasil, principalmente na última década. Mesmo perdendo espaço para plataformas mais modernas como o Instagram, ainda ocupa uma posição alta no ranking, com mais de 113 milhões de usuários ativos. Cerca de 71% usam o Facebook para trocar mensagens com amigos e familiares, o que reforça que a rede mantém um uso mais íntimo e familiar, como antigamente.
5. TikTok (111 milhões de usuários)
A gigante plataforma chinesa TikTok (antes chamada Musical ly) é uma das redes sociais mais usadas não só no Brasil mas também no mundo. Ela popularizou o formato de vídeos curtos e rápidos, que podem ser facilmente substituídos por outros em sequência. Hoje, o TikTok reúne mais de 111 milhões de usuários no país, chegando perto do Facebook no ranking.
6. LinkedIn (75 milhões de usuários)
Saindo do entretenimento e entrando no mundo profissional, o LinkedIn é uma rede social focada na carreira pessoal. Ela oferece ferramentas para mostrar suas habilidades, se candidatar a vagas ou buscar novos funcionários. No Brasil, o LinkedIn tem mais de 75 milhões de usuários, número menor que o do TikTok, mas ainda impressionante para uma plataforma dedicada ao ambiente profissional.
7. Kwai (60 milhões de usuários)
Outra plataforma chinesa e rival direta do TikTok, o Kwai também foca em vídeos curtos que mudam rápido. No Brasil, tem 60 milhões de usuários, quase metade do TikTok. Mas supera a concorrente em frequência: mais de 89% dos usuários entram no Kwai todos os dias, contra 81% do TikTok.
8. Facebook Messenger (56 milhões de usuários)
O Facebook Messenger é uma rede social ligada ao Facebook, mas que funciona como um app separado, com cerca de 56 milhões de usuários ativos. O aplicativo é obrigatório para quem usa mensagens privadas do Facebook em dispositivos móveis, o que aumenta sua popularidade por estar diretamente ligado à rede social da Meta.
9. Pinterest (37 milhões de usuários)
Embora pouco conhecida na boca do povo, mas com uma grande expressão em número de usuários, o Pinterest reúne mais de 37 milhões de usuários no Brasil. A plataforma permite compartilhar imagens organizadas em pastas, onde as pessoas trocam referências e inspirações, muito usadas em arte e moda.
10. X (ex-Twitter) (22 milhões de usuários)
A plataforma X, antes chamada Twitter e atualmente administrada por Elon Musk, é uma das mais populares no mundo, mas fecha a lista no Brasil com 22 milhões de usuários. Porém, nos últimos meses, houve um aumento nos acessos, chegando a mais de 140 milhões de visitas mensais.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.