Espiritualidade

23 de jul 2025

Roma se prepara para o grande encontro de jovens católicos em calor intenso

Cerca de quinhentos mil jovens católicos se reunirão em Roma para o Jubileu de 2025, com intensas medidas de segurança e logística.

O Papa Leão XIV acena para os fiéis ao final da oração do Angelus ao meio-dia na praça em frente ao Palácio Apostólico em Castel Gandolfo, Itália, no domingo, 20 de julho de 2025. (Foto: AP Photo/Gregorio Borgia)

O Papa Leão XIV acena para os fiéis ao final da oração do Angelus ao meio-dia na praça em frente ao Palácio Apostólico em Castel Gandolfo, Itália, no domingo, 20 de julho de 2025. (Foto: AP Photo/Gregorio Borgia)

Ouvir a notícia

Roma se prepara para o grande encontro de jovens católicos em calor intenso - Roma se prepara para o grande encontro de jovens católicos em calor intenso

0:000:00

Cerca de 500 mil jovens católicos são esperados em Roma para a celebração do Jubileu de 2025, que ocorrerá de 2 a 3 de agosto. O evento, que marca um momento importante para a Igreja Católica, será realizado no mesmo local onde o Papa João Paulo II conduziu a Jornada Mundial da Juventude em 2000.

Com temperaturas previstas entre 32°C e 34°C, a organização preparou um extenso plano de logística e segurança. Serão disponibilizadas 5 milhões de garrafas de água, 2.660 estações de água potável e 70 canhões de água para ajudar a manter os peregrinos frescos durante a vigília noturna e a missa presidida pelo Papa Leão XIV, o primeiro papa americano da história.

Medidas de Segurança

Para garantir a segurança do evento, 4 mil policiais e bombeiros estarão mobilizados, com apoio de equipes de segurança da Espanha, França e Polônia. O espaço aéreo sobre o campo de Tor Vergata será fechado para aeronaves civis e drones, e 122 câmeras de vigilância serão instaladas para monitorar a área. O Prefeito de Roma, Lamberto Giannini, destacou a importância de medidas excepcionais devido à magnitude do evento e à situação internacional.

Expectativa de Participação

A expectativa é que 68% dos participantes venham de países europeus, com peregrinos de 146 nações no total. O Arcebispo Rino Fisichella, responsável pelo Jubileu, informou que até agora 17 milhões de pessoas já participaram de eventos relacionados ao Jubileu, que tem como meta receber 32 milhões de visitantes ao longo do ano.

Preparativos Logísticos

O evento exigirá um esforço logístico sem precedentes. Aproximadamente 20 mil pessoas serão alojadas no antigo centro de convenções de Roma, enquanto outras 40 mil ficarão em escolas e paróquias da cidade. Além disso, 3 mil voluntários de proteção civil e 4.300 organizadores estarão disponíveis para auxiliar os jovens durante a celebração. Para emergências, 43 ambulâncias e um helicóptero de resgate estarão prontos no local.

Com a cidade se preparando para receber um número recorde de visitantes, a operação promete ser um teste significativo para os serviços públicos de Roma, que já enfrentam desafios durante a alta temporada turística.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela