Esporte

03 de jul 2025

Palmeiras e Fluminense defendem seus títulos mundiais com argumentos históricos

Palmeiras e Fluminense buscam reconhecimento da Fifa enquanto avançam no Mundial de Clubes, intensificando o debate sobre seus títulos de 1951 e 1952.

Potenciais adversários no Mundial de Clubes, Fluminense e Palmeiras buscam reconhecimento de Copa Rio como título de campeão do mundo. (Foto: Felipe Rau/Estadão)

Potenciais adversários no Mundial de Clubes, Fluminense e Palmeiras buscam reconhecimento de Copa Rio como título de campeão do mundo. (Foto: Felipe Rau/Estadão)

Ouvir a notícia

Palmeiras e Fluminense defendem seus títulos mundiais com argumentos históricos - Palmeiras e Fluminense defendem seus títulos mundiais com argumentos históricos

0:000:00

Palmeiras e Fluminense avançaram para as quartas de final do Mundial de Clubes, com a expectativa de um confronto nas semifinais. Ambos os clubes buscam o reconhecimento da Fifa para seus títulos da Copa Rio de 1951 e 1952 como campeonatos mundiais, apesar da entidade classificá-los como títulos "interconfederações".

A Copa Rio, realizada em 1951 e 1952, foi organizada pela antiga Confederação Brasileira de Desportos (CDB). O Palmeiras conquistou o título em 1951 ao vencer a Juventus, enquanto o Fluminense fez o mesmo em 1952, superando o Corinthians. A competição, que contava com clubes de renome, foi idealizada por Mário Filho e recebeu apoio logístico da Prefeitura do Rio.

Em 2006, o Palmeiras enviou um dossiê à Fifa, buscando o reconhecimento do título mundial. Em 2014, a entidade manifestou concordância com o pedido da CBF, reconhecendo o torneio como o primeiro Campeonato Mundial de Clubes. O Fluminense também fez um movimento semelhante em 2021, solicitando a validação do título de 1952.

A Fifa, no entanto, não considera a Copa Rio como um título mundial, alegando que não organizou o torneio. Em 2024, a lista de campeões mundiais da Fifa não incluiu Palmeiras e Fluminense, que não estão entre os clubes brasileiros reconhecidos, como Corinthians e São Paulo. A discussão sobre a legitimidade da Copa Rio continua, com ambos os clubes defendendo a qualidade dos adversários que enfrentaram.

O debate sobre o reconhecimento dos títulos se intensifica, especialmente com a participação de Palmeiras e Fluminense no Mundial de Clubes. A expectativa é que, caso se enfrentem nas semifinais, um deles possa dar um passo importante em direção ao sonho de ser considerado campeão mundial.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela