EsporteFutebol

11 de ago 2025

Clubes e CBF iniciam elaboração de fair play financeiro para salvar futebol brasileiro

CBF discute fair play financeiro para evitar colapso em clubes endividados e promover saúde financeira até novembro de 2025

Rony e Memphis Depay cobram atrasados de Atlético-MG e Corinthians: sintomas do colapso financeiro (Foto: Fotos de Pedro Souza/Atlético-MG e Nelson Almeida/AFP)

Rony e Memphis Depay cobram atrasados de Atlético-MG e Corinthians: sintomas do colapso financeiro (Foto: Fotos de Pedro Souza/Atlético-MG e Nelson Almeida/AFP)

Ouvir a notícia

Clubes e CBF iniciam elaboração de fair play financeiro para salvar futebol brasileiro - Clubes e CBF iniciam elaboração de fair play financeiro para salvar futebol brasileiro

0:000:00

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deu início às discussões sobre a implementação do fair play financeiro no Brasil, com reuniões que começaram nesta segunda-feira, 11, no Rio de Janeiro. O encontro contou com a participação de dirigentes de 34 clubes das séries A e B, além de representantes de 10 federações. O objetivo é criar um modelo que promova a saúde financeira dos clubes, com propostas a serem apresentadas no CBF Summit, agendado para 26 de novembro em São Paulo.

Recentemente, o futebol brasileiro tem enfrentado um desequilíbrio financeiro acentuado. Clubes como Atlético-MG e Corinthians lidam com dívidas e atrasos salariais, enquanto Palmeiras e Flamengo se destacam por suas gestões financeiras bem-sucedidas. O vice-presidente da CBF, Ricardo Gluck, ressaltou que a situação atual exige ações urgentes para evitar um colapso financeiro, afirmando que a falta de coragem em 2019 para implementar mudanças resultou na crise atual.

Dados do site Convocados indicam que, entre 2023 e 2024, as receitas da Série A e B cresceram 10% e 4,1%, respectivamente, mas as dívidas aumentaram 22%. A pandemia contribuiu para essa escalada, deixando um legado de queda nas receitas e aumento de passivos. Enquanto isso, clubes com gestão eficiente, como Palmeiras e Flamengo, continuam a se distanciar da concorrência, investindo com receitas bilionárias.

Propostas e Expectativas

A CBF está buscando sugestões dos clubes para moldar o fair play financeiro, que visa controlar gastos e promover a adimplência. O presidente do Vitória, Fábio Mota, expressou preocupação com a recuperação judicial, que se tornou comum entre clubes endividados. Ele destacou a necessidade de um controle mais rigoroso sobre os gastos.

A experiência europeia em fair play financeiro é vista como referência, mas a adaptação à realidade brasileira será um desafio. O advogado Hudson Paiva Jr. explicou que o foco inicial será garantir que os clubes estejam adimplentes, com sanções mais severas, como rebaixamento, sendo consideradas em uma fase posterior. A expectativa é que mudanças significativas nas finanças dos clubes não ocorram antes de dois anos, mas a urgência da situação é reconhecida por todos os envolvidos.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela