Matvey Safonov, goleiro russo de 26 anos, foi o destaque da final da Copa Intercontinental entre Paris Saint-Germain e Flamengo, nesta quarta-feira (17), ao defender quatro cobranças de pênalti e assegurar o primeiro título mundial da equipe francesa. O jogo terminou empatado em 1 a 1 no tempo normal, com gols de Kvaratskhelia pelo PSG […]
Matvey Safonov, goleiro russo de 26 anos, foi o destaque da final da Copa Intercontinental entre Paris Saint-Germain e Flamengo, nesta quarta-feira (17), ao defender quatro cobranças de pênalti e assegurar o primeiro título mundial da equipe francesa.
O jogo terminou empatado em 1 a 1 no tempo normal, com gols de Kvaratskhelia pelo PSG e Jorginho, de pênalti, pelo Flamengo, e permaneceu igual na prorrogação, levando a decisão para os pênaltis.
Safonov impediu os chutes de Saúl, Pedro, Léo Pereira e Luiz Araújo, enquanto apenas De La Cruz converteu para o Flamengo. Pelo PSG, Vitinha e Nuno Mendes marcaram, enquanto Dembélé e Barcola desperdiçaram.
Quem é Safonov?
Reserva de Lucas Chevalier, reforço de 55 milhões de euros anunciado em agosto de 2025, Matvey Safonov ganhou oportunidades após lesão do francês e aproveitou as partidas contra Rennes, Athletic Bilbao e Metz para assumir a titularidade.
O goleiro chegou ao PSG em junho, vindo do Krasnodar, clube onde começou a carreira e foi eleito melhor goleiro da Liga Russa na temporada 2023–24. Desde então, disputou 21 jogos pelo PSG e integra a seleção russa, que atualmente não participa de competições oficiais devido ao banimento da Fifa em razão da guerra na Ucrânia.
A presença de Safonov no elenco do PSG gerou polêmica interna. O zagueiro ucraniano Illia Zabarnyi, contratado no mesmo período, teria solicitado que o russo não fosse relacionado para os jogos, devido ao conflito entre os dois países. Apesar disso, os atletas atuaram juntos apenas uma vez, contra o Athletic Bilbao, pela Champions League.
Safonov chegou ao clube francês após ser titular no Krasnodar e participar do elenco campeão da Champions League 2024–25. Com a saída de Gianluigi Donnarumma, permaneceu como opção de reserva, mas se destacou neste mês ao assumir a titularidade e se tornar protagonista da decisão da Copa Intercontinental, onde se tornou herói do título do PSG.
Entre na conversa da comunidade