- A partir deste fim de semana, a maioria dos estaduais começa simultaneamente, e a Brasileirão será antecipado para 28 de janeiro, com término em 2 de dezembro, mantendo o formato atual e com as quatro primeiras rodadas intercaladas com os estaduais.
- Alguns estaduais já estavam em andamento, como Catarinense, Paranaense e Cearense, por determinação da CBF para ajustar o calendário nacional.
- Um exemplo de desdobramento é o clássico São Paulo x Santos entre a sexta rodada do Paulistão, em 31 de janeiro, e a segunda rodada do Brasileirão, em 4 de fevereiro.
- O Bahia, que estreia no estadual em 25 de janeiro, encara o Brasileirão três dias depois, o que pode levar o clube a poupar titulares nas primeiras rodadas.
- Fora da Série A, há mudanças: Série B de 21 de março a 28 de novembro; Séries C e D começam em 5 de abril; Copa do Brasil começa em 18 de fevereiro; Supercopa do Brasil aparece em 1º de fevereiro.
O futebol brasileiro entra em 2025 com um calendário reformulado pela CBF. A principal mudança é a antecipação do Brasileirão, que começa em 28 de janeiro e vai até 2 de dezembro, mantendo o formato atual, mas com as quatro primeiras rodadas intercaladas com os estaduais. Campeonatos estaduais começam de forma simultânea em grande parte do país, enquanto alguns já tiveram a bola rolando.
A medida obriga clubes a dividir o planejamento entre competições regionais e a competição nacional. Em muitos casos, decisões sobre elenco e rodadas serão tomadas com menos tempo entre partidas. Um exemplo citado é o clássico São Paulo x Santos, na sexta rodada do Paulistão em 31 de janeiro, seguido pelo Brasileirão entre os dois em 4 de fevereiro.
Mudanças práticas no calendário
Com a mudança, cada federação pode organizar até 11 datas para seus estaduais, exceto o Paulistão, que terá 12 rodadas, após negociação com a CBF. As finais estaduais estão previstas para o começo de março. O formato dos torneios também foi ajustado para reduzir jogos, sem deixar de manter clássicos e partidas entre grandes clubes.
Impactos para clubes e competições
O Paulistão adotou um modelo semelhante à Champions League, com fase de grupos em oito rodadas e eliminatórias em jogo único nas quartas e semifinais. A Série B será disputada entre 21 de março e 28 de novembro; Séries C e D começam em 5 de abril, com mais participantes e novo formato. A Copa do Brasil começa em 18 de fevereiro, e a Supercopa do Brasil acontece em 1º de fevereiro.
Entre na conversa da comunidade