- O Conselho Deliberativo do Santos aprovou que as eleições presidenciais passem a ocorrer sempre em outubro, a partir de agora.
- A mudança foi aprovada nesta terça-feira (2) na Vila Belmiro, em reunião acompanhada por torcedores contrários, em menor número.
- A medida precisa ainda ser ratificada pelos sócios em uma Assembleia Geral convocada pelo presidente do CD, Fernando Akaoui.
- Há a possibilidade de, neste ano, a eleição seguir em dezembro se entrar em vigor um artigo de transição que adie a novidade para 2029.
- Se o artigo de transição for aprovado, as próximas disputas sucessórias migrarão para outubro a partir de 2029, mantendo dezembro para 2026.
O Santos aprovou, no Conselho Deliberativo (CD), que as eleições presidenciais passam a ocorrer em outubro. A mudança vale para o próximo pleito, marcado para 2029, após aprovação do CD nesta terça-feira, na Vila Belmiro. A decisão ainda precisa do aval dos sócios em Assembleia Geral.
A votação ocorreu em meio a protestos de torcedores contrários às mudanças estatutárias, que acompanharam o encontro. O grupo compareceu em menor número nesta ocasião. Mesmo com o avanço, a medida permanece sujeita à aprovação final dos associados.
Transição pode adiar novidade para 2029
Um artigo de transição pode determinar que a regra passe a valer apenas a partir do pleito de 2029. Se aprovado pelo CD e pela Assembleia, a eleição de 2026 seguirá marcada para dezembro, mantendo outubro apenas para as próximas disputas.
Caso a transição seja recusada, a eleição de 2026 ocorrerá em dezembro, e as subsequentes migrarão para outubro. O cronograma depende da conclusão da votação do estatuto e da aprovação final pelos sócios.
Entre na conversa da comunidade