O Supremo Tribunal Federal analisa a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 7977, que questiona a exclusividade de atuação do Sistema CONFEF/CREF sobre a atividade de treinamento esportivo. O pedido envolve modalidades com estruturas próprias de formação e certificação reconhecidas pela legislação esportiva brasileira. A decisão pode redefinir limites de atuação de conselhos profissionais no esporte.
A ADI afirma que resoluções administrativas exigem registro nos Conselhos de Educação Física para treinar, mesmo quando a modalidade já possui normas técnicas e certificação próprias. Defensores da ação argumentam que isso constrói uma reserva de mercado não prevista em lei e afronta a autonomia das entidades esportivas.
A sinalização de que a questão envolve Lei Pelé e Lei Geral do Esporte acende o debate sobre a autonomia institucional. O texto sustenta que a atuação de treinadores depende da organização das modalidades, com federações e confederações regulando requisitos técnicos.
Contexto legal
Renata Falcão, advogada desportiva e signatária da ADI, aponta que a discussão delimita o alcance de atos infralegais frente às garantias constitucionais. Ela afirma que a decisão pode impactar milhares de treinadores que atuam em modalidades internacionais ou nacionais.
Ela ressalta a participação de entidades esportivas no processo, como confederações, federações e ligas, para esclarecer impactos práticos. A defesa envolve a interpretação constitucional, da Lei Pelé e da Lei Geral do Esporte, sem questionar a existência dos Conselhos de Educação Física.
O relator do caso é o ministro André Mendonça, e o julgamento no Plenário pode ocorrer após manifestações oficiais. Especialistas destacam que o resultado pode influenciar a organização do esporte brasileiro nas próximas décadas.
Entre na conversa da comunidade