07 de mai 2025
Faustino Oro se destaca como prodígio do xadrez e mira título de Grande Mestre
Faustino Oro, prodígio do xadrez, brilha em programa de TV e mira o título de Grande Mestre, faltando apenas 46 pontos Elo.
Faustino Oro em 'La revuelta' (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
Faustino Oro se destaca como prodígio do xadrez e mira título de Grande Mestre
Ouvir a notícia
Faustino Oro se destaca como prodígio do xadrez e mira título de Grande Mestre - Faustino Oro se destaca como prodígio do xadrez e mira título de Grande Mestre
Faustino Oro, um prodígio do xadrez argentino, foi destaque no programa "La Revuelta", onde derrotou David Broncano em uma partida rápida. O jovem, que se tornou o Mestre Internacional mais jovem da história, possui 2.454 pontos Elo e aspira a se tornar Grande Mestre, faltando apenas 46 pontos.
Oro, que começou a jogar xadrez durante a pandemia em maio de 2020, treina intensamente, dedicando seis horas diárias ao jogo. Em março de 2024, ele fez história ao vencer Magnus Carlsen, considerado o melhor jogador de todos os tempos, em uma partida rápida online. "Me emocionei. Agora estamos empatados, 1 a 1", afirmou o jovem.
Durante sua participação no programa, Broncano elogiou Oro, chamando-o de "o Messi do xadrez". O prodígio relatou que, desde 2022, tem jogado principalmente contra adultos, já que sua paixão pelo xadrez o leva a competir em torneios com jogadores mais experientes. Ele também mencionou que seu pai e seu avô, um Mestre Nacional, influenciaram sua carreira no esporte.
Recentemente, Oro teve um desempenho notável em torneios online, superando grandes nomes como Carlsen, Caruana e Nakamura. O especialista em xadrez Leontxo García destacou sua partida como "a mais brilhante" que já viu de um jogador tão jovem. Em competições recentes, ele conquistou 30,5 pontos Elo em dois torneios, ficando a meio ponto de sua primeira norma de Grande Mestre.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.