19 de mai 2025
Team Liquid perde patrocínio da Honda após postagem polêmica de jogador brasileiro
Lucas "DiasLucas" Dias, da Team Liquid, perdeu patrocínio da Honda após postagem ofensiva sobre explosão atômica. Multa e treinamentos são as consequências.
Dias Lucas, jogador do time de Rainbow Six da Team Liquid, cumprimenta adversários da CAG Osaka, do Japão, no Reload (Foto: Saymon Sampaio/Ubisoft/Reprodução)
Ouvir a notícia:
Team Liquid perde patrocínio da Honda após postagem polêmica de jogador brasileiro
Ouvir a notícia
Team Liquid perde patrocínio da Honda após postagem polêmica de jogador brasileiro - Team Liquid perde patrocínio da Honda após postagem polêmica de jogador brasileiro
Lucas "DiasLucas" Dias, jogador da Team Liquid, gerou polêmica ao publicar uma imagem de uma explosão atômica após a derrota da equipe para a CAG Osaka no torneio Reload, realizado no Rio de Janeiro. A postagem, feita na plataforma X (antigo Twitter), incluía a frase: “Ganhamos da FaZe e perdemos para a poderosíssima CAG. Bola para a frente e até o próximo campeonato”. A imagem foi considerada ofensiva, especialmente por fazer alusão aos bombardeios nucleares em Hiroshima e Nagasaki, que causaram a morte de centenas de milhares de japoneses durante a Segunda Guerra Mundial.
A repercussão negativa levou a Honda, patrocinadora da Team Liquid desde 2019, a encerrar o contrato de patrocínio. A montadora japonesa declarou que a conduta de DiasLucas era “incompatível com os valores da companhia e inaceitável”. Em resposta ao incidente, a Team Liquid anunciou que o jogador seria multado em quatro meses de salário e passaria por treinamentos de sensibilização cultural.
A organização também se comprometeu a implementar um programa de treinamento sobre mídias e sensibilidade cultural para todos os jogadores e treinadores nos próximos seis meses. A equipe de Rainbow Six da Liquid decidiu ainda doar integralmente os prêmios recebidos no campeonato a uma instituição de caridade como forma de reparação.
Após a polêmica, DiasLucas pediu desculpas publicamente e se desculpou diretamente com os jogadores da CAG Osaka, que aceitaram suas desculpas. A Ubisoft, desenvolvedora do jogo Rainbow Six Siege, também emitiu uma advertência formal ao jogador e está avaliando possíveis medidas adicionais.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.