28 de fev 2025
Renato Paiva é o novo técnico do Botafogo após 55 dias sem comandante
Renato Paiva é o novo técnico do Botafogo após 55 dias sem treinador. O português tem experiência em clubes das Américas, incluindo o Toluca. Ele começou a carreira no Benfica, onde conquistou três títulos nacionais. Paiva teve passagens conturbadas por Bahia e León, com aproveitamentos variados. A contratação foi acertada em meio a negociações frustradas com outros treinadores.
Ex-treinador do Bahia, Renato Paiva é o novo técnico do Botafogo (Foto: Felipe Oliveira)
Ouvir a notícia:
Renato Paiva é o novo técnico do Botafogo após 55 dias sem comandante
Ouvir a notícia
Renato Paiva é o novo técnico do Botafogo após 55 dias sem comandante - Renato Paiva é o novo técnico do Botafogo após 55 dias sem comandante
Após 55 dias sem um treinador fixo, o Botafogo anunciou a contratação de Renato Paiva, de 54 anos, como novo comandante da equipe. O português chega ao clube após uma passagem pelo Toluca, do México, e assinará um contrato de dois anos. Paiva assistiu ao jogo contra o Racing, no Estádio Nilton Santos, pela Sul-Americana, ao lado de John Textor, proprietário da SAF alvinegra.
Renato Paiva iniciou sua carreira nas categorias de base do Benfica, onde trabalhou por 16 anos. Ele teve passagens pelo sub-17, sub-19 e pelo time B, conquistando três títulos nacionais. Sua primeira experiência como treinador principal foi no Independiente del Valle, do Equador, onde venceu o Campeonato Equatoriano em 2021, com um aproveitamento de 58,1% em 62 jogos.
Após sua passagem pelo Independiente, Paiva teve uma breve experiência no León, também no México, onde pediu demissão após 18 jogos e um aproveitamento de 40,7%. Em 2023, assumiu o Bahia, conquistando o Campeonato Baiano, mas foi demitido após resultados ruins no Brasileirão, terminando com 49,7% de aproveitamento. Ele voltou ao Toluca em dezembro de 2023, mas foi demitido após uma temporada com 60,6% de aproveitamento.
A busca do Botafogo por um novo treinador foi longa, com negociações que incluíram nomes como André Jardine, Tata Martino, Rafael Benítez e Roberto Mancini, todos sem sucesso. Nos últimos dias, houve conversas com Hernán Crespo, mas não se concretizaram. A escolha por Renato Paiva foi finalizada enquanto Textor estava concentrado com a delegação para o jogo contra o Racing.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.