16 de mar 2025
Bastidores quentes do GreNal: brigas, arbitragem externa e julgamentos à vista
A final do Campeonato Gaúcho entre Internacional e Grêmio ocorre hoje, às 16h. A FGF escalou árbitros de outros estados para apitar, visando neutralizar críticas. O TJD adiou julgamentos de técnicos e jogadores, liberando os para a final. Conflitos entre torcedores resultaram em seis prisões e danos à estação de trem. A FGF divulgará áudios do VAR para aumentar a transparência em lances polêmicos.
Internacional e Grêmio se enfrentam no Beira-Rio neste domingo pela final do Campeonato Gaúcho (Foto: LIAMARA POLLI/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO)
Ouvir a notícia:
Bastidores quentes do GreNal: brigas, arbitragem externa e julgamentos à vista
Ouvir a notícia
Bastidores quentes do GreNal: brigas, arbitragem externa e julgamentos à vista - Bastidores quentes do GreNal: brigas, arbitragem externa e julgamentos à vista
A final do Campeonato Gaúcho entre Internacional e Grêmio acontece hoje, às 16h (de Brasília), no Beira-Rio, e o clima está tenso também fora de campo. A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) decidiu escalar árbitros de outros estados para a partida, em resposta às críticas de ambos os clubes sobre a arbitragem em jogos anteriores. O presidente da FGF, Luciano Hoscman, expressou que a decisão foi difícil, mas necessária para aliviar a tensão na competição.
O árbitro do primeiro jogo da final foi Ramon Abatti Abel (SC), enquanto Marcelo de Lima Henrique (CE) apitará a partida de volta. O VAR será comandado pelo paranaense Rodolpho Toski Marques, e a FGF anunciou que os áudios do VAR serão divulgados em casos de lances polêmicos. Além disso, o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD/RS) adiou o julgamento de várias pessoas envolvidas em incidentes recentes, permitindo que todos participem do GreNal.
O Grêmio solicitou o adiamento do julgamento devido a uma viagem pela Copa do Brasil, onde venceu o Athletic nos pênaltis. O Internacional criticou essa solicitação em nota oficial, destacando a gravidade dos fatos que envolvem ameaças e agressões contra a arbitragem. O técnico do Grêmio enfrentará julgamento por invasão de campo, enquanto o zagueiro Jemerson será julgado por ato desleal.
Conflitos entre torcedores de ambos os clubes resultaram em brigas antes do primeiro jogo da final, levando à prisão de seis pessoas na estação Niterói da Trensurb, em Canoas. O tumulto causou danos à estação e a Brigada Militar foi acionada para controlar a situação. O episódio gerou repercussão negativa, destacando a rivalidade acirrada entre as torcidas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.